13 abril, 2016

Padre Lombardi: toma forma o documento para a nova Cúria


(RV) Conclui-se hoje à tarde, depois  de três dias  de trabalho, a 14ª  reunião do Conselho dos 9 cardeais, presidida  pelo Papa Francisco. O director da Sala de imprensa do Vaticano padre Federico Lombardi falou disso num briefing com os jornalistas.

Estavam presentes – disse – todos os membros do Conselho, menos o Cardeal Gracias,  impedido por motivos de saúde. O Santo Padre participou em todas as reuniões,  menos hoje, por causa da  Audiência  geral, como é habitual.  A maior parte  das consultas foi dedicada a ulteriores considerações sobre diversos Dicastérios da Cúria,  que já foram objecto de reflexão em precedentes reuniões,  com vista à nova Constituição apostólica. Por exemplo, Congregações  para o Culto Divino,  para a Vida Consagrada, da Cusa dos Santos,  para a Doutrina da Fé …

Os textos relativos à proposta ao Santo Padre para os dois novos Dicastérios de que já se falou  várias vezes (isto é, “Leigos, Família, Vida” e Justiça, Paz, Migrações - que  inclui também a Caridade e Pastoral da Saúde), e já terminados,  foram mais uma vez relidos  e confiados ao Santo Padre para as suas decisões.

Foram também objecto de  reflexão outros argumentos. De modo particular  tratou-se  dos critérios  para a recolha das informações  para a nomeação de novos Bispos, à luz da sua identidade e missão pastoral. Fez-se também uma reflexão sobre o significado e a função dos núncios. Foram apresentadas comunicações  de “aggiornamento”:  da parte do Prefeito da Secretaria para a Economia sobre  argumentos  da sua competência  e do Cardeal O’Malley sobre a actividade da Comissão para a tutela dos menores.

Na jornada  conclusiva o Conselho trabalhou na recolha, ordenamento e integração dos diversos contributos emersos  até agora  nas reuniões, de modo a começar a estruturar a proposta complexiva a apresentar ao Papa, por parte do próprio Conselho, com vista  à nova Constituição. As próximas reuniões do Conselho, ao longo deste ano,  estão previstas  para as datas seguintes: 6-7-8 de Junho; 12-13-14 de Setembro; 12-13-14 de Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário