19 abril, 2016

Jubileu dos Adolescentes com o Papa Francisco


(RV) Os adolescentes também celebrarão o seu Jubileu no âmbito do Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco. Será de de 23 a 25 de abril que milhares de jovens e adolescentes entre os 13 e os 16 anos, provenientes de diversas partes do mundo, estarão reunidos em Roma e no Vaticano para participar de momentos de reflexão, mas também de encontro.

Na Solenidade da Epifania do Senhor, a 6 de janeiro, o Papa Francisco divulgou uma Mensagem para o Jubileu da Misericórdia dos Adolescentes, intitulada “Crescer misericordiosos como o Pai”.

O Jubileu dos Adolescentes está estruturado em quatro momentos principais: a Peregrinação à Porta Santa, a Festa dos Adolescentes, a Santa Missa com o Papa Francisco e as Tendas da Misericórdia.
 
Peregrinação à Porta Santa

A peregrinação à Porta Santa tem início com a preparação ao Sacramento da Reconciliação, que se realizará nas três Igrejas Jubilares, San Salvatore in Lauro, Santa Maria in Vallicella e San Giovanni dei Fiorentini), na manhã de sábado, 23 de abril.

Mais tarde, chegando ao Castel Sant’Angelo, terá início o percurso reservado aos peregrinos, que percorrerá toda a Via da Conciliação, até a Praça de S. Pedro, onde, por baixo das Colunatas de Bernini, estarão dispostos confessionários, com sacerdotes atendendo confissões em diversas línguas. Depois os adolescentes poderão finalmente atravessar a Porta Santa visitando o Túmulo de S. Pedro.

A Festa dos Adolescentes

No sábado 23, aqueles que tiverem concluído o percurso jubilar, poderão ir ao Estádio Olímpico em grupos, a partir da Basílica de S. Pedro. Ao longo do trajeto serão distribuídos kits de refeição para aqueles que fizeram o pedido, segundo indicações inseridas no site do Jubileu. Aí no Estádio Olímpico haverá um espetáculo especialmente dedicado aos adolescentes. A partir das 20.30h o evento reunirá artistas do mundo da música e do espetáculo, como Francesca Michielin e Dear Jack, entre outros, numa festa conduzida por Simone Annicchiarico, com a participação  da atriz Tosca D’aquino. O evento é organizado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização e pelo Serviço Nacional para a Pastoral Juvenil da Conferência dos bispos italianos (CEI). A festa terminará por volta das 22 horas.

Missa com o Papa

Na manhã de domingo, 24 de abril, pelas 10 horas, os adolescentes têm um encontro marcado na Praça de S. Pedro com o Papa Francisco, que presidirá a uma celebração eucarística.
Tendas da Misericórdia

Entretanto sete praças no Centro Histórico de Roma acolherão as Tendas da Misericórdia, que contarão aos jovens e aos cidadãos de Roma e do mundo, alguns testemunhos sobre as obras de misericórdia espiritual e corporal. São elas: Piazza dela Minerva, Piazza del Popolo, Piazza di Spagna, Piazza Navona, Piazza Santa Maria in Trastevere, Piazza di Santa Maria in Vallicella (Chiesa Nuova), Piazza Pia em Castel Sant’Angelo.

Acolhimento em Roma

O Serviço para a Pastoral Juvenil da Diocese de Roma e o Centro Oratórios Romanos organiza o acolhimento dos adolescentes em Roma nas Paróquias, nos Institutos religiosos, nas Escolas Católicas e em outras estruturas que se disponibilizaram para o acolhimento.

(RS/JE)

Sem comentários:

Enviar um comentário