16 abril, 2016

Crise dos refugiados é ​“bancarrota de humanidade”

 
Foto Orestis Panagiotou/EPA

(RR) 16 Abr, 2016 - 12:06 • Catarina Santos, em Lesbos, com Aura Muguel
 
Arcebispo ortodoxo de Atenas e patriarca de Constantinopla lamentam, ao lado do Papa, a falta de resposta europeia à crise dos refugiados

 O arcebispo ortodoxo de Atenas. Jerónimo II, diz que a ausência de uma solução para o drama dos refugiados representa a “bancarrota da Humanidade”.

“Não precisamos de muitas palavras. Só os que cruzarem o olhar com as crianças que encontramos nos campos de refugiados, poderão reconhecer imediatamente e de forma global a bancarrota de humanidade e solidariedade que a Europa tem demonstrado para com estas pessoas nos últimos anos”, declarou o arcebispo ortodoxo de Atenas, este sábado, falando ao lado do Papa Francisco no campo de refugiados de Mória, na ilha grega de Lesbos.

Além do Papa Francisco e do arcebispo ortodoxo de Atenas, a visita ao campo de refugiados também contou com a presença do patriarca de Constantinopla, o Patriarca Bartolomeu, que manifestou a sua profunda tristeza perante a indiferença com que o mundo olha a crise dos refugiados. 

“Chorámos ao ver o Mediterrâneo transformar-se em túmulo dos vossos familiares, mas também chorámos ao ver a dureza dos corações dos nossos e vossos irmãos fecharem as fronteiras e virarem as costas”, declarou.

“Os que têm medo de vós, não vos olham nos olhos. Os que têm medo de vós não vêem os vossos rostos, nem os vossos filhos; esquecem que a dignidade e a liberdade transcende o medo e a divisão. Esquecem que a imigração não é um problema do Médio Oriente e da África do Norte, da Europa e da Grécia. É um problema do mundo”, disse ainda o patriarca de Constantinopla. 

O Papa Francisco, o Patriarca Ecuménico Bartolomeu e o arcebispo Jerónimo de Atenas, numa declaração conjunta que assinaram em Lesbos, apelam "à comunidade internacional" que dê uma resposta "com coragem" à "maciça crise humanitária" dos refugiados e também "às causas que lhe estão subjacentes, por meio de iniciativas diplomáticas, políticas e caritativas e através de esforços de cooperação simultaneamente no Médio Oriente e na Europa".

Sem comentários:

Enviar um comentário