24 abril, 2016

Adolescentes. Papa: sede testemunhas de perdão


(RV) Decorre em Roma entre os dias 23 e 25 de abril o Jubileu dos Adolescentes neste Ano Santo da Misericórdia, uma iniciativa na qual os jovens refletem sobre o tema “Crescer misericordiosos como o Pai”. Mais de 60 mil vieram ao Vaticano para celebrar com o Santo Padre.

Na manhã deste sábado dia 23 de abril os adolescentes foram surpreendidos pelo Papa Francisco que se apresentou para confessar alguns deles numa Praça de S. Pedro transformada num grande confessionário.

Depois no final da tarde de sábado teve lugar um grande evento musical no Estádio Olímpico de Roma no qual Francisco não pode estar presente mas enviou uma mensagem em vídeo na qual pediu aos adolescentes para serem capazes de perdão:

“ Ser misericordiosos quer dizer ser capazes de perdão. E isto não é fácil, não é? Pode suceder que, às vezes, na família, na escola, na paróquia, na ginástica ou nos locais de divertimento alguém possa fazer asneiras que nos façam sentir ofendidos; ou então em algum momento de nervosismo possamos ser nós a ofender os outros. Não fiquemos com rancor ou com desejo de vingança.”

Perdoar e esquecer serve para ser testemunhas verdadeiras de misericórdia – disse o Papa – e o objetivo é simples: compreender o ensinamento de Jesus que nos permite experimentar a verdadeira felicidade e, assim, podemos estar sempre sintonizados com Jesus porque se não houver Jesus é como se não tivéssemos rede – disse o Santo Padre:

“… às vezes acontece-me de ter que telefonar a amigos e acontece que não consigo contacto porque não há rede. Estou certo que acontece também convosco que o telemóvel em algum lugar não tem rede. Bem, recordai que se na vossa vida não houver Jesus é como se não tivéssemos rede! Não se consegue falar e fechamo-nos em nós mesmos. Metamo-nos sempre onde se apanha rede! A família, a paróquia, a escola porque neste mundo teremos sempre qualquer coisa a dizer de bom e de verdadeiro.”

Os adolescentes que vieram a Roma têm idades entre os 13 e os 16 anos e são de vários países europeus entre os quais Portugal. O Serviço para a Pastoral Juvenil da Diocese de Roma e o Centro Oratórios Romanos organiza o acolhimento dos adolescentes em Roma nas Paróquias, nos Institutos religiosos, nas Escolas Católicas e em outras estruturas que se disponibilizaram para o acolhimento.
(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário