22 março, 2016

Via Sacra: meditações sobre migrantes, família e cristãos perseguidos


RV) Na próxima sexta-feira dia 25 de março pelas 21.15h terá lugar no Coliseu de Roma a Via Sacra presidida pelo Papa Francisco. As meditações propostas pelo Cardeal Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia em Itália, são publicadas nesta terça-feira dia 22 pela Livraria Editora Vaticana.

O Cardeal Bassetti nestas meditações da Via Sacra de Sexta-Feira Santa quer demonstrar o imenso amor que chega até ao “escândalo da cruz” contrapondo-se à mesquinhez humana e participando das feridas do mundo. O corpo flagelado e humilhado de Jesus “indica o caminho da justiça” que “transforma o sofrimento mais atroz na luz da ressurreição”. Um pensamento especial para os migrantes.

Também uma especial referência nas meditações da Via Sacra para os “hebreus mortos nos campos de extermínio”, para “os cristãos mortos” pelo ódio à fé e as vítimas de perseguição. São reflexões profundas que ganham espaço na primeira queda de Jesus sob o peso da cruz.

A família, trave mestra “insubstituível das relações humanas” é tema focado nas meditações, em particular, as famílias feridas. Especial nota para as crianças abusadas e “profanadas na sua intimidade”.

Na Via Sacra Jesus morre na cruz mas a sua “é a celebração maior do testemunho da fé” – pode-se ler nas meditações – como os testemunhos de numerosos mártires dos últimos séculos “verdadeiros apóstolos do mundo contemporâneo”.

É fechado o sepulcro de Jesus no fim da Via Sacra, mas não é a morte a ter a última palavra. No túmulo de Jerusalém, silenciosamente, Deus opera “nova graça” no ser humano.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário