24 março, 2016

Vaticano: colocada na Elemosineria estátua de “Jesus sem-abrigo”




(RV) Foi colocada nesta Semana Santa na entrada da Elemosineria Apostólica, no pátio de Santo Egídio, no Vaticano, uma estátua de Jesus, em tamanho natural, representado como um sem-abrigo deitado num banco, envolto num leve cobertor do qual despontam somente os pés marcados pelos pregos da crucifixão.

A obra é da autoria do escultor canadiano Timothy P. Schmalz. O artista teve a ideia de representar a pessoa de Cristo deste modo original após ter visto, durante as festas de Natal, um sem-abrigo que dormia num banco ao ar livre.

“Quando vemos os marginalizados, devemos ver Jesus Cristo”, escreveu o escultor. Na pessoa do pobre e dos últimos estão o rosto e a presença do Cristo: “Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” podemos ler no Evangelho de S. Mateus. (Mt 25, 40).

Em novembro de 2013, durante uma audiência geral na Praça S. Pedro, o autor teve a oportunidade de apresentar ao Papa Francisco uma cópia em formato reduzido do “Jesus sem-abrigo”.

“Quando o Santo Padre viu a obra, tocou-a nos joelhos e nos pés e rezou. O Papa Francisco está a fazer propriamente isso, aproximar-se dos marginalizados”, ressaltou o autor aos media norte-americanos.

A estátua doada à Elemosineria Apostólica por iniciativa do próprio autor é feita de bronze e o primeiro exemplar foi colocado em 2013 em Toronto, no Canadá, no Regis College, faculdade de teologia dos jesuítas, e vários outros exemplares já foram colocados em vários lugares no mundo: Austrália, Cuba, Índia, Irlanda, Espanha e EUA.

Alguns contactos estão em andamento para a colocação do “Jesus sem-abrigo” também em muitos outros lugares como a África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, México e Polónia.

A estátua colocada na entrada da Elemosineria foi doada por um patrocinador canadiano, que foi o primeiro a custear obras de Schmalz, quando este tinha apenas 20 anos.

(RS/RL)

Sem comentários:

Enviar um comentário