17 março, 2016

Presidente da República foi recebido pelo Papa Francisco



Presidente ficou visivelmente comovido ao cumprimentar Francisco no Vaticano. Depois da audiência, Papa recebeu paramentos assinados por Siza Vieira e ainda um registo da colecção particular de Marcelo.

O Papa Francisco recebeu esta quinta-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Vaticano, num clima de grande afecto e cordialidade entre ambos. Ao ser cumprimentado por um Francisco sorridente, Marcelo ficou visivelmente comovido, de tal forma que se apresentou sem a sua habitual desenvoltura. Os dois entraram depois para a biblioteca, onde é habitual serem recebidos os Chefes de Estado no Vaticano, onde estiveram reunidos a sós durante meia hora e conversaram em espanhol.
À saída, deu-se a também habitual troca de presentes. Marcelo entregou ao Papa um conjunto de paramentos, casulas e estolas para os vários tempos litúrgicos, com a assinatura do arquitecto Siza Vieira, e levou, da sua colecção particular, um registo de Santo António. O Papa retribuiu com uma medalha do pontificado em bronze, onde figuram dois ramos de oliveira que se entrelaçam em sinal de paz, segundo explicou. Colocando a mão no ombro de Marcelo Rebelo de Sousa, Francisco referiu que “os políticos são chamados a construir a paz”. De seguida, ambos posaram para a fotografia oficial, e o Presidente desceu para se encontrar com o cardeal secretário de Estado.
O Presidente da República segue depois para Madrid, onde tem encontro marcado com o Rei de Espanha, Felipe VI, no Palácio da Zarzuela.
Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário