17 março, 2016

Papa recebe estudantes de Haward World Model United Nations



(RV) As 12 horas de Roma, o Papa Francisco recebeu em audiência na Aula Paulo VI, no Vaticano, os 3000 participantes ao encontro promovido pela Haward World Model United Nations.

«Estou particularmente contente, disse o Santo Padre na sua alocução, por saber que representais tantas nações e culturas, e por isso simbolizais a rica diversidade  da nossa família humana>>. Como estudantes universitários, prosseguiu o Papa, dedicais, de modo particular, na busca da verdade e da compreensão, do crescimento na sabedoria, não só para o vosso benefício mas também para o bem das vossas comunidades locais e da sociedade na sua globalidade.

Neste sentido, reiterou o Papa, “faço votos para que esta vossa experiência vos leve a saber apreciar a necessidade e a importância de estruturas de cooperação e de solidariedade, que foram forjadas pela comunidade internacional ao longo dos anos. Estas estruturas, alertou ainda Francisco, são particularmente eficazes quando são orientadas ao serviço de todos aqueles que no mundo, são os mais vulneráveis e marginalizados. Rezo para as Nações Unidas, e para cada um dos Estados Membros, seja sempre disponível a tal serviço e cuidado».

Entretanto, sublinhando, mais uma vez a importância do estar-juntos em fraternidade, Francisco recordou aos presentes que “ o fruto mais importante” da sua estadia neste momento na cidade Eterna, “não está necessáriamente na aprendizagem do funcionamento da diplomacia, dos sistemas internacionais e das organizações, que são também importantes e merecem ser estudados.

«O fruto maior é o tempo que passaram juntos, o vosso encontro com  pessoas provenientes das diversas partes do mundo, que simbolizam não só os tantos desafios contemporâneos, mas sobretudo a rica varieade de talentos e potencialidades da família humana».

Portanto, prosseguiu o Papa, nestes dias aprenderão muito uns dos outros, e recordareis que por detrás de cada dificuldade que o mundo enfrenta, existem homens e mulheres, jovens e idosos, pessoas como vós. Existem famílias e individuos que vivem lutando todos os dias, que procuram cuidar dos próprios filhos e garantir-lhes não só um futuro, mas também as necessidades básicas quotidianas. Ao mesmo tempo, reiterou Francisco, muitos daqueles que foram atingidos pelos problemas mais graves do nosso mundo atual, pela violência e pela intelerância, transformaram-se em refigiados, trágicamente obrigados a abandonar as suas casas, privadas da sua terra e da sua liberdade.

São estes, concluiu dizendo o Santo Padre, os que têm necessidade da vossa ajuda, que pedem em voz alta, de serem escutados e que são, mais do que nunca, dignos  de cada vosso esforço para a justiça, a paz e a solidariedade. Enfim,  a nossa força como comunidade, em qualquer nível de vida e de organização social estejamos, acrescentou Francisco, reside, não tanto nos nossos conhecimentos e nas nossas abilidades pessoais, quanto na compaixão que mostramos uns para com os outros, no cuidado que praticamos especialmente para com os que são incapazes de cuidar de sí próprios.

E precisamente neste âmbito do serviço aos mais necessitados, Francisco disse aos estudantes esperar que a experiência dos dias passados aqui, tenha sido para eles, uma ocasião para verificarem o empenho que a Igreja Católica desenvolve ao serviço das necessidades dos pobres e dos refugiados, no apoio as famílias e as comunidades e na protecção da inalienável dignidade e direitos de cada membro da família humana.

«Nós cristãos, disse o Santo Padre, acreditamos que Jesus nos chama a servir os nossos irmãos e as nossas irmãs, a cuidarmos uns dos outros independentemente das nossas proveniências e das circunstâncias». Todavia, recordou, este não é  um aspeto peculiar aos cristãos, mas é uma chamada universale, radicada na nossa humanidade comum.

E o Papa à todos deu a Sua bênção apostólica rezando ao Deus todo Poderoso, para que conceda aos estudantes, a mesma felicidade que prometeu à todos aqueles que têm fome e sede de justiça e trabalham para a paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário