08 março, 2016

Exercícios Espirituais: libertar do medo de Deus


(RV) No segundo dia, 7 de março, dos Exercícios Espirituais para o Papa e Curia Romana que decorrem na cidade de Ariccia na Casa do Divino Mestre, o padre Ermes Ronchi, avançou com mais uma ‘pergunta aberta do Evangelho’, uma pergunta de Jesus aos seus discípulos no texto de S. Marcos (Mc 4, 40): “Porque estão com medo, ainda não tendes fé?”

Medo e fé são dois antagonistas que se disputam eternamente no coração do homem. A Palavra de Deus diz-nos infinitas vezes: não temer! Não tenhas medo! – afirmou o padre Ronchi que sublinhou que o medo é, não tanto uma ausência de coragem, mas uma “falta de confiança”.

Contudo, “Deus não age no nosso lugar, não nos tira as tempestades mas sustem-nos dentro da tempestade. O padre Ermes Ronchi recordou uma frase do teólogo Dietrich Bonhoefer que ajuda a compreender o agir de Deus:

“ Deus não salva do sofrimento mas no sofrimento, não protege da dor mas na dor, não salva da cruz mas na cruz.”

“Jesus” – continuou o padre Ronchi – “ensina-nos que há só um modo para vencer o medo: é a fé”. E a missão da Igreja, também no seu interior, é libertar do medo:

“ Por um longo tempo a Igreja transmitiu uma fé amassada de medo, que rodava ao redor do paradigma culpa/ castigo, e não do florescimento/plenitude. O medo nasceu em Adão porque ele não soube imaginar a misericórdia e o seu fruto, que é a alegria. O medo, por sua vez, produz um cristianismo triste, um Deus sem alegria. Libertar do medo significa trabalhar para retirar o véu de medo do coração de tantas pessoas: o medo do outro, o medo do estrangeiro. Passar da hostilidade, que pode ser instintiva, à hospitalidade; da xenofobia à filoxenia... e libertar os fiéis do medo de Deus, como fizeram durante toda a história sagrada os seus anjos: ser anjos que libertam do medo.”

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário