17 fevereiro, 2016

Papa aos jovens: não sejam mercadoria do narcotráfico


(RV) Na tarde do dia 16 de fevereiro o Papa Francisco esteve com os jovens do México na cidade de Morelia, no Estádio “José María Morelos y Pavón”. O Santo Padre afirmou que Jesus é a esperança, denunciou a pobreza e a marginalização e declarou que os jovens são a riqueza do México.

Num ambiente de profunda emoção, música e alegria, os jovens receberam o Santo Padre em delírio apresentando os seus testemunhos que versaram os temas da família, da paz, do compromisso e da esperança.

A todos o Papa ouviu e foi tomando os seus apontamentos. Na sua intervenção o Santo Padre foi muito claro na sua mensagem de esperança aos jovens mexicanos dizendo-lhes que eles são “a riqueza do México”.

Os jovens eram mais de 50 mil e ouviram o Papa Francisco denunciar os tentáculos do narcotráfico e das organizações criminosas que semeiam o terror. Porque “é mentira que a única forma possível de viver, de poder ser jovem, seja deixar a vida nas mãos do narcotráfico ou de todos aqueles que a única coisa que fazem é semear destruição e morte. Isso é mentira e dizemo-lo nas mãos de Jesus” – declarou o Papa.

No entanto, “é difícil sentir-se a riqueza duma nação, quando não se tem oportunidades de trabalho digno, possibilidades de estudo e formação, quando não se sentem reconhecidos os direitos” – recordou o Papa Francisco que evidenciou que a única forma que os jovens têm de viver no México não pode ser a pobreza e a marginalização de oportunidades, de espaços, de formação, de educação e de esperança.

E a esperança pode estar ameaçada quando fazem crer aos jovens de que basta ter dinheiro para comprar “roupas de marca, do último grito da moda” e que “são importantes por terem dinheiro” – disse o Santo Padre que referiu o perigo de os jovens deixarem-se tratar como mercadoria.

O antídoto oferecido pelo Papa à juventude para que não se deixe roubar a esperança, mesmo quando tudo parece estar perdido, é Jesus! Sentir o amor de Cristo que revela o que há de melhor em nós e que não nos deixa caídos:

“O triunfo não está em não cair, mas em não permanecer caído. Essa é a arte! E quem é o único que te pode agarrar a mão para que não permaneças caído? É Jesus, é o único!”

No seu discurso o Papa Francisco sublinhou ainda que para a “construção de uma grande nação” é fundamental que os jovens “nunca deixem de lado a família”.

No final do encontro, num belo momento de música, som e cenografia, os jovens ergueram uma mega cruz no centro do Estádio.

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção, tendo saudado, pessoalmente, os mais debilitados e doentes que se encontravam nas primeiras filas junto ao Santo Padre.

Francisco deixou Morelia e regressou à Cidade do México.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário