06 fevereiro, 2016

Histórico: anunciado encontro entre o Papa e o Patriarca Kirill


(RV) O Papa Francisco e o Patriarca de Moscovo e de todas as Rússias, Kirill, encontram-se em Cuba no próximo dia 12 de fevereiro. O Santo Padre fará ali uma pequena escala na sua viagem ao México encontrando-se com o Patriarca de Moscovo que está naquele país em visita oficial.

É com grande alegria que o Patriarcado de Moscovo e a Santa Sé, num comunicado conjunto, anunciam este acontecimento. Em particular, o padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, durante a conferência de imprensa de apresentação da Viagem Apostólica do Papa Francisco ao México, teve oportunidade de dar mais alguns pormenores sobre este histórico acontecimento.

O padre Lombardi informou ser este um encontro que estava a ser “há muito preparado” e será “o primeiro na história”. “Sinal da esperança para todos os homens de boa vontade” é como o porta-voz vaticano refere o evento do próximo dia 12 de fevereiro que terá lugar no aeroporto internacional José Martí em Havana, cidade capital de Cuba. A receber o Santo Padre estará o presidente cubano Raul Castro.

Este encontro pessoal entre Kirill e Francisco terá um momento de reunião a sós e, de seguida, será feita a assinatura de uma declaração conjunta. Estão também previstas algumas breves palavras de ambos.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé traçou um perfil do Patriarca Kirill:

“Certamente é uma personalidade que tem uma longuíssima história de empenho ecuménico e de participação nas relações com as outras Igrejas. Com o Patriarca precedente Aleksej II, Kirill era o responsável pelas relações exteriores do Patriarcado. Portanto, mantinha muitas relações ecuménicas e conhecia muito bem também a situação do ecumenismo. Entre outras coisas, esteve aqui em Roma por ocasião da consagração da Igreja ortodoxa e tinha encontrado o Papa Bento XVI, quando Kirill ainda não era Patriarca” – salientou o padre Lombardi.

A Igreja ortodoxa russa representa cerca de dois terços dos ortodoxos do mundo, mais ou menos duzentos milhões de cristãos. Assim – disse ainda o padre Lombardi – este encontro entre o Papa e o Patriarca de Moscovo, constitui “um passo ecuménico particularmente importante”.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário