01 janeiro, 2016

Papa Francisco: próximos do sofrimento dos refugiados


(RV) Na tarde desta quinta-feira dia 31 de dezembro, o Papa Francisco presidiu na Basílica de S. Pedro às Vésperas da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, com o canto do Te Deum e Bênção Eucarística.

Neste Ano Santo da Misericórdia, o Papa olhou para o sofrimento dos refugiados e falou de esperança tendo exortado a cidade de Roma a ser intérprete dos valores fundamentais do serviço, da honestidade e da solidariedade.

Na homilia que proferiu na ocasião, o Santo Padre recordou que “em muitas ocasiões a Igreja sente a alegria e o dever de elevar o seu canto a Deus com estas palavras de louvor, que desde o quarto século acompanham a oração nos momentos importantes da sua peregrinação terrena”.

Segundo o Papa, a atitude de louvor é um desejo quase espontâneo de agradecer a Deus em reconhecimento pela sua presença amorosa “nos eventos da nossa história”. “No Te Deum pedimos a ajuda dos Anjos, dos Profetas e de toda a criação para louvar ao Senhor” – afirmou o Papa Francisco:

“Com este hino, revemos a história da salvação onde, por um misterioso desígnio de Deus, encontram lugar e síntese muitos episódios da nossa vida deste ano que passou.”

Neste Ano Jubilar, Francisco recordou que “a companhia da misericórdia é luz para compreender melhor o que vivemos; e esperança que nos acompanha no início de um ano novo”.

Recordar e evocar os dias do ano que passou com “momentos de alegria e de dor” – disse o Papa – “somos chamados a verificar se os acontecimentos do mundo se realizaram segundo a vontade de Deus ou se demos ouvidos prevalentemente aos projetos dos homens, quase sempre repletos de interesses pessoais, de uma insaciável sede de poder e da violência gratuita”.

O Papa recordou, em particular, a tragédia dos refugiados:

“Não podemos esquecer que tantos dias foram marcados pela violência, pela morte, por sofrimentos inenarráveis de tantos inocentes, de refugiados obrigados a deixar a sua pátria, de homens, mulheres e crianças sem alimento e sustento.”

No entanto, no ano que agora finda existiram também “gestos de bondade, de amor e de solidariedade” – disse o Santo Padre – que “preencheram os dias deste ano, mesmo se não foram manchete nos noticiários! As coisas boas não são notícia.”

“Estes sinais de amor não podem e não devem ser obscurecidos pela prepotência do mal. O bem vence sempre, embora em alguns momentos possa parecer frágil” – sublinhou o Papa Francisco que na conclusão da sua homilia lançou um apelo aos habitantes da cidade de Roma pedindo-lhes para recuperarem “os valores fundamentais” do “serviço, honestidade e solidariedade”.

Nesta última celebração do ano civil houve um momento de Adoração e Benção Eucarística. O Papa Francisco esteve ainda na Praça de S. Pedro para visitar o Presépio, tendo depois saudado algumas centenas de fiéis presentes na Praça.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário