29 janeiro, 2016

Ano da Vida Consagrada: conclusão no dia 2 de fevereiro



(RV) Estão no Vaticano desde quinta-feira dia 28 de Janeiro mais de 4 mil consagrados, pertencentes às diversas formas de vida consagrada para participarem no grande evento conclusivo do Ano da Vida Consagrada intitulado “Vida consagrada em comunhão. O fundamento comum na diversidade das formas”. Um encontro marcado por vigílias de oração e momentos de reflexão e partilha, com um olhar profético voltado para o futuro.

A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica informa através de um comunicado, que entre as finalidades do encontro está “conhecer melhor o grande mosaico da Vida consagrada, viver a comunhão redescobrindo o chamamento na diversidade das formas: ordem das Virgens, vida monástica, Institutos Apostólicos, Institutos Seculares, novos Institutos e novas formas de Vida consagrada, e iniciar juntos o caminho no grande Jubileu da Misericórdia, que entrega mais uma vez, a todos os consagrados, o mandato específico da sua vocação: ser rosto da misericórdia do Pai, testemunhas e construtores de uma fraternidade autenticamente vivida”.

Este grande encontro teve início no dia 28 de janeiro com uma vigília na Basílica de S. Pedro, presidida pelo Secretário da Congregação para a Vida Consagrada, Arcebispo José Rodríguez Carballo OFM, na presença do Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito do dicastério.

Neste dia 29 teve lugar um encontro de todos os consagrados na Sala Paulo VI, no Vaticano. Sábado dia 30 e domingo dia 31, em cinco diferentes lugares de Roma, cada forma de vida consagrada encontra-se para aprofundar alguns aspectos específicos da própria vocação, para então participarem todos novamente, do encontro no dia 1 de fevereiro, novamente na Sala Paulo VI, para a audiência com o Papa Francisco.

O Ano da Vida Consagrada terá a sua conclusão no dia 2 de fevereiro com a peregrinação jubilar de manhã e na parte da tarde, com a celebração eucarística para a XX Jornada Mundial da Vida Consagrada presidida pelo Papa Francisco.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário