31 julho, 2015

Papa: testemunho do matrimónio é a vida dos casais cristãos

(RV) O Papa Francisco publicou nesta quinta-feira dia 30 de julho na rede social twitter uma mensagem dirigida aos casais cristãos. Diz o Santo Padre: “O testemunho mais eficaz sobre o matrimónio é a vida exemplar dos casais cristãos”.

Este tweet do Papa vem na sequência de um outro também publicado esta semana no qual o Santo Padre encoraja os jovens a não terem medo de se casarem.

Desta forma, podemos concluir que a atenção do Papa Francisco pela família não vai de férias e o Santo Padre continua, mesmo em tempo de verão, a sublinhar a centralidade do matrimónio e da família na vida da Igreja e da sociedade.

São mensagens que procuram chamar a atenção e recordar a reflexão, com vista ao Sínodo dos bispos sobre a família do próximo mês de outubro. Aliás, na linha daquilo que têm sido as catequeses das audiências gerais do Papa Francisco durante este ano de 2015 que na sua grande maioria foram dedicadas à família.

Em particular, ao Sacramento do Matrimónio, o Santo Padre dedicou duas catequeses nos dias 29 de abril e 6 de maio. Na primeira, o Papa, partindo das Bodas de Caná, declarou que a família é a obra-prima da sociedade. Recordou os medos e as dificuldades dos jovens e afirmou que o testemunho é o “modo melhor para manifestar a beleza do matrimónio”.

Entretanto, na quarta-feira dia 6 de maio, o Santo Padre relembrou que S. Paulo afirma que, no matrimónio, o amor entre os esposos é uma imagem do amor que existe entre Cristo e a Igreja. Recordemos o essencial das palavras do Papa Francisco nesse dia a começar pela frase em que afirma que: “ Inspirado pelo Espírito Santo, Paulo afirma que o amor entre os cônjuges é imagem do amor entre Cristo e a Igreja”.

“O marido – diz Paulo – deve amar a mulher ‘como o próprio corpo’; amá-la como Cristo amou a sua Igreja e se deu a si próprio por ela.”

“Mas vocês maridos que estais aqui presentes compreendeis isto? Amar a própria mulher como Cristo ama a Igreja. Isto não é uma brincadeira, é a sério!”

A Igreja participa plenamente na história de cada casal cristão – disse ainda o Papa – alegra-se com os seus êxitos e sofre com os seus fracassos. Isto é assim porque os esposos participam na missão da Igreja justamente enquanto esposos, dando testemunho da sua fidelidade corajosa à graça deste sacramento.

“Por isso digo aos recém-casados que são corajosos, porque é preciso coragem para amar-se como Cristo amou a Igreja” – afirmou o Santo Padre. (RS)

30 julho, 2015

Papa: voluntários sejam generosos com os necessitados

(RV) Nas intenções de oração do Papa Francisco para o mês de agosto, confiadas ao Apostolado da Oração, o Santo Padre convida a rezar por todos aqueles que operam no “campo do voluntariado” para que se “comprometam com generosidade ao serviço dos necessitados”.

Nestas suas intenções de oração para o mês de agosto o Santo Padre exprime ainda o desejo de sabermos “fazer-nos próximos de todos aqueles que se encontram nas periferias das relações humanas e sociais”.

Neste mês de agosto rezemos também pelo Papa Francisco, como ele sempre nos pede.

(RS)

Tweet do Papa aos jovens: não tenham medo do matrimónio



(RV) Durante este período de verão as aparições públicas do Papa Francisco são muito reduzidas: só o Angelus ao domingo pois durante o mês de julho não há audiências gerais que, emtretanto, regressam em agosto. Nos meses de julho e agosto não há missas em Santa Marta.

Por isso, para um contacto com as palavras do Santo Padre, temos que recorrer às mensagens diárias do Papa na rede social Twitter. A desta terça-feira dia 28 foi dirigida aos jovens: “Queridos jovens, não tenham medo do matrimónio: Cristo acompanha com a sua graça os esposos que permanecem unidos a Ele”.

(RS)

29 julho, 2015

JMJ 2016 em Cracóvia já tem 45 mil jovens inscritos

(RV) No Angelus de domingo passado, 26 de julho, o Papa Francisco, informou faltar um ano para a Jornada Mundial da Juventude de 2016 em Cracóvia na Polónia e avisou começarem nesse dia as inscrições.

O Santo Padre fez-se acompanhar por dois jovens na Janela do Palácio Apostólico e deu início às inscrições para a Jornada Mundial da Juventude de 2016. O Papa Francisco clicou num tablet a sua própria inscrição como peregrino.

Dois dias após o clique de inscrição do Papa já são mais de 45 mil as pessoas inscritas, para além de 300 voluntários, segundo explicam os administradores do portal da Jornada.

A 31ª JMJ reunirá em Cracóvia, de 26 a 31 de julho, milhares de jovens de todo o mundo sob o tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”, inserindo-se plenamente no contexto do Ano Santo da Misericórdia, que terá início a 8 de dezembro deste ano.

Recordemos que com a JMJ 2016 em Cracóvia será completado um trio de encontros mundiais dedicados à reflexão sobre a mensagem das bem-aventuranças evangélicas: em 2013, no Rio de Janeiro, o tema principal foi: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus”; este ano de 2015, a 30ª JMJ celebrada a nível diocesano propôs a meditação sobre: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”. Em 2016, o centro será a misericórdia.

O Papa Francisco no Angelus do domingo passado chamou à 31ª Jornada Mundial da Juventude na Polónia um autêntico Jubileu da Juventude integrado no Ano Santo da Misericórdia:

“Celebrada durante o Ano da Misericórdia, esta Jornada será, em certo sentido, um Jubileu da Juventude, chamada a refletir sobre o tema: ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia’. Convido os jovens de todo o mundo a viverem esta peregrinação, quer indo a Cracóvia quer vivendo este momento de alegria nas suas próprias comunidades.” (RS)

28 julho, 2015

A FÉ




Na terça feira, 14 deste mês, em Lisboa, com os meus irmãos da Pneumavita que, com o Padre José Lapa, sempre e muito me ajudaram no meu regresso a Deus, à Fé, à Igreja, e por isso lhes estou infinitamente grato, sobretudo a Deus por os ter colocado na minha vida.

Para ler a mensagem, clique:
Pneumavita

27 julho, 2015

Daqui a um ano a JMJ de Cracóvia, terra de João Paulo II

(RV) Falta exactamente um ano para o início da tão esperada JMJ de Cracóvia, que contará com a presença do Papa Francisco que no Angelus deste domingo se registou "oficialmente" ao evento. São muitas as iniciativas nas dioceses de todo o mundo, em preparação para o evento esperado na terra de São João Paulo II, que deu início às Jornadas Mundiais da Juventude. A Rádio Vaticano quis aprofundar sobre como se estão a preparar para este evento os jovens da Lombardia numa entrevista ao Padre Samuel Marelli, coordenador da Pastoral Juvenil das dioceses lombardas:

“A Jornada Mundial da Juventude é um grande evento, mas queremos que este seja um evento preparado. Portanto, a partir do evento nasce um percurso que cada diocese vai desenvolver, certamente de modo específico, mas partindo das indicações provenientes do Serviço nacional da pastoral juvenil. O tema central desta JMJ é a misericórdia, mas certamente não faltarão referências à figura de João Paulo II, bem como à grande devoção mariana presente na área de Cracóvia, em Czestochowa, um pouco por toda a Polónia, mas também a todos os temas culturais, em particular, uma referência ao tema do mal e do grande mal  de Auschwitz. Portanto, é realmente uma JMJ muito rica em conteúdos e significados que nos verá empenhados neste âmbito com iniciativas de catequese, reflexão e oração, para preparar adequadamente os jovens para este evento assim importante”.

Estão previstas também  geminações com as cidades polacas que vão acolher os jovem italianos?

“Estão previstas geminações; todas as dez dioceses da região da  Lombardia vão propor geminações em várias cidades da Polónia”.

A JMJ de Cracóvia será a primeira depois da canonização de João Paulo II, portanto São João Paulo II, aquele que na verdade inventou as Jornadas Mundiais da Juventude. Muitos rapazes que irá acompanhar são ainda bastante jovens, talvez tenham memórias obscuras do Papa Wojtyla. Mas que sinais deixou nos corações dos jovens este Papa?

“Esta será a primeira JMJ em que os jovens não conheceram directamente São João Paulo II, por isso vai ser muito interessante levá-los a uma terra onde tudo fala dele e da sua figura extraordinária; é também a JMJ em que, os educadores, pelo contrário, provavelmente os acompanhantes dos jovens, os jovens sacerdotes e religiosas, os acompanhantes leigos, cresceram  com a figura deste grande santo. Por isso será, penso eu, um momento muito significativo para fazer descobrir aos jovens esta figura que não conheceram directamente, mas que, certamente, penso que não faltará de falar ao coração de cada um deles”.

Os rapazes da Lombardia, que contribuição específica podem levar a este encontro mundial dos seus coetâneos?

“A pastoral juvenil lombarda é muito animada, e em certos casos muito estruturada e, certamente, muito original, baseada na experiência quotidiana da vida nos centros sociais paroquiais para o convívio juvenil, chamados “oratório”. Portanto, acho que nós certamente poderíamos levar a nossa tradição, que é secular, sobretudo a tradição da pastoral juvenil através destes centros paroquiais, e poderíamos também promover intercâmbios significativos exactamente por causa da singularidade da nossa tradição de pastoral juvenil”. (BS)