12 dezembro, 2015

Papa Francisco preside à XII Reunião do C9




(RV) O Santo Padre preside, na manhã deste sábado (12/12), no Vaticano, à 12ª Reunião dos nove Cardeais encarregados da Reforma da Cúria Romana.

No entanto, na última reunião o Conselho dos Cardeais apresentou ao Papa uma proposta para a actuação do projecto para uma nova Congregação, chamada provisoriamente «Leigos, Família e Vida».

Em relação à proposta da nova Congregação foi interpelado o cardeal Dionigi Tettamanzi, arcebispo emérito de Milão, encarregado pelo Papa para um aprofundamento sobre a sua factibilidade.

Além do mais, foi reconsiderada a criação de uma nova Congregação dedicada à “Caridade, Justiça e Paz”. Falou-se também sobre os procedimentos para a nomeação de novos Bispos, “especialmente sobre as qualidades e os requisitos dos candidatos”: um tema que deverá ser aprofundado e desenvolvido.

Durante a Reunião, os Cardeais ouviram o Prefeito da Secretaria para a Comunicação, Mons. Dario Eduardo Viganò, que falou sobre os primeiros passos dados, entre os quais a constituição de um grupo de trabalho para a elaboração dos Estatutos da Secretaria, composta por representantes de diversas instituições competentes na matéria, que já iniciou as suas actividades.

Os Estatutos definirão a estrutura do organismo actuante, prestará particular atenção na avaliação dos aspectos jurídicos e administrativos das actividades de Comunicação da Santa Sé. Sucessivamente, serão elaborados e emanados os devidos regulamentos.

Os Cardeais Conselheiros expressaram satisfação pelo andamento das Reformas da Cúria Romana desejadas pelo Papa Francisco. (BS/MT)

Sem comentários:

Enviar um comentário