05 dezembro, 2015

Jubileu da Misericórdia: conferência de imprensa

(RV) Nesta sexta-feira dia 4 de dezembro foi apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé o desenvolvimento do Jubileu da Misericórdia. D. Rino Fisichella, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, liderou o encontro com os jornalistas.

Será na manhã de dia 8 de dezembro que o Papa Francisco dará início ao Jubileu da Misericórdia em Roma. O Santo Padre pedirá a abertura da Porta Santa recitando as palavras do Salmo: “Aperite mihi Porta Iustitiæ”, “seja aberta a Porta da Justiça”.

Entretanto, pela primeira vez na história dos Jubileus, no domingo dia 13 de dezembro, serão abertas as Portas Santas em todas as Catedrais do mundo. A data coincide com o 50º aniversário da conclusão do Concílio Ecuménico Vaticano II. Em Roma será nesse dia aberta a Porta da Basílica de S. João de Latrão.

Durante o Ano Santo da Misericórdia, uma sexta-feira por mês, será dedicada pelo Papa Francisco a dar expressão às obras de misericórdia. Na sexta-feira, 18 de dezembro fará um gesto simbólico “abrindo a Porta da Misericórdia no albergue da Caritas romana Don Luigi di Liegro, na Via Marsala” em Roma.

Importante iniciativa proposta pelo Jubileu são os missionários da Misericórdia que na Quarta-Feira de Cinzas receberão o mandato do Santo Padre para serem “pregadores” e “confessores” da misericórdia sendo, assim, “sinal da proximidade e do perdão de Deus em relação a todos”.

Confirmadas para este Ano Santo estão as audiências gerais ao sábado que acontecerão uma vez por mês, uma versão extra das audiências tradicionais de quarta-feira.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário