12 dezembro, 2015

C9 considera positivo o seu trabalho e encoraja continuação



(RV) O Conselho dos nove Cardeais encarregados da Reforma da Cúria Romana terminou neste sábado a sua XII reunião iniciada há três dias. Nele tomaram parte todos os membros do Conselho e o Papa participou em todas as reuniões – informou o porta-voz da Santa Sé, P. Federico Lombardi em conferência de imprensa.

No decurso da reunião o Conselho ouviu o Cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais e aprofundou a reflexão sobre esta importante Congregação, as suas actividades, competências e papel também no campo das relações ecuménicas.

O Conselho reflectiu também sobre a necessidade de aprofundar o significado do discurso do Papa acerca do tema da “sinodalidade” pronunciado por ocasião da comemoração dos 50 anos da Instituição do Sínodo dos Bispos. Reflexão que deve ser colocada também no contexto da reforma da Cúria Romana, tanto é que decidiram dedicar-lhe uma específica sessão durante a próxima reunião agendada para Fevereiro próximo.

O Conselho dos 9 retomou depois o trabalho sobre os dois novos dicastérios de que se tinha já falado: o Dicastério dedicado a “Leigos, família, vida” e o Dicastério “Justiça, paz e migrações”. Em ambos os casos fizeram-se ulteriores considerações  com vista a propostas conclusivas  para decisões finais da parte do Santo Padre.

O Cardeal Reinhard Marx, Presidente do Conselho para Economia e o Cardeal George Pell, Prefeito da Secretaria para a Economia apresentaram ao Conselho os seus relatórios a propósito da reforma da economia, pondo em relevo as actividades e os resultados obtidos até agora.

O Cardeal Marx informou sobre a escolha do revisor externo da balança de pagamentos do Vaticano: a sociedade Price waterhose Cooper (“PwC), enquanto que o Cardeal Pell referiu acerca da constituição de um grupo de trabalho para uma reflexão sobre o “futuro” da economia da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano, sobre o andamento e o controlo conjunto das saídas e entradas. Este grupo acaba de iniciar o seu trabalho.

O Conselho sublinhou a positividade e a importância do trabalho que tem realizado até agora também pela Secretaria e encorajou a sua continuação.

Por seu lado o Cardeal Sean O’Malley informou sobre os trabalhos da Comissão Pontifícia para a Protecção dos Menores e dos seus grupos de trabalho específicos, como por ex. o desenvolvimento de programas de educação e formação e ainda assistência a Conferencias Episcopais para a elaboração de linhas de orientação a nível local, etc.

Na manhã deste sábado o Conselho estabeleceu o calendário das próximas reuniões e a agenda da que terá lugar já a 8 e 9 de Fevereiro de 2016. Seguir-se-ão outras respectivamente em Abril, Junho, Setembro e Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário