17 outubro, 2015

Papa: prosseguir na sinodalidade escutando o Povo de Deus




(RV) Na manhã deste sábado dia 17 de outubro, teve lugar na Sala Paulo VI uma sessão comemorativa dos 50 anos da instituição do Sínodo dos Bispos. Mais precisamente foi a 15 de setembro de 1965 que o Papa Paulo VI fez a instituição permanente do Sínodo dos Bispos em resposta ao desejo dos Padres do Concílio Vaticano II de manter vivo o espírito positivo gerado pela experiência conciliar.
A comemoração dos 50 anos de Sínodo foi feita com a participação dos bispos presentes no Sínodo sobre a Família que agora conclui a sua segunda semana de trabalhos. Várias as comunicações produzidas representando os vários continentes e realidades específicas da Igreja
No discurso que proferiu o Papa Francisco afirmou que “Igreja e Sínodo são sinónimos” porque a “Igreja não é outra coisa que não seja caminhar juntos”.
Numa intervenção de importante síntese do sentido de rumo e percurso da Igreja, o Santo Padre afirmando ser a sinodalidade uma  das maiores preciosidades do Concílio Vaticano II, declarou que este é o caminho que Deus quer para a Igreja.
Confiar no Povo de Deus e ser Igreja de escuta – estas duas marcas essenciais do discurso do Papa que considerou que mais do que ouvir, a Igreja deve mesmo promover a escuta recíproca onde todos têm algo para aprender: os fiéis, o colégio episcopal e o bispo de Roma.
O Papa Francisco falou também de uma salutar descentralização de certas decisões para as conferências episcopais dos vários territórios onde a Igreja está presente. De sublinhar que, precisamente, por este motivo, o Papa Francisco citou S. João Paulo II reafirmando que “numa igreja sinodal, também o exercício petrino poderá receber maior luz”.
Finalmente, o Santo Padre afirmou ainda que uma igreja sinodal ajuda também a sociedade civil a “edificar-se na justiça e na fraternidade gerando um mundo mais belo e mais digno do homem para as gerações que virão depois de nós” – afirmou o Papa Francisco na conclusão do seu discurso na comemoração dos 50 anos da instituição dos Sínodo dos Bispos.
(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário