23 outubro, 2015

Papa: entender os sinais dos tempos com silêncio, oração e reflexão

(RV) Sexta-feira, 23 de Outubro – na Missa em Santa Marta o Papa Francisco exortou os cristãos a fazerem silêncio, reflexão e oração para entender os sinais dos tempos. “Os tempos mudam e nós cristãos devemos mudar continuamente”, com liberdade e na verdade da fé – afirmou o Papa Francisco:

“Temos esta liberdade de julgar o que acontece fora de nós, mas para julgar temos que saber bem o que ocorre fora de nós. E como se pode fazer isto? Como se pode fazer o que a Igreja chama ‘conhecer os sinais dos tempos’? Os tempos mudam; é justamente a sabedoria cristã a conhecer estas mudanças, conhecer os diferentes tempos e também os sinais dos tempos. O que significa uma coisa e a outra. Fazer isto sem medo, com liberdade”.

O Santo Padre reconhece que não é algo “fácil”, são muitos os condicionamentos externos que pressionam também os cristãos e induzem muitos a um cómodo "não fazer". Contudo, o Papa aponta um método essencial: silêncio, oração e reflexão – “somente assim poderemos entender os sinais dos tempos – que é o que nos quer dizer Jesus.”

Entender os sinais dos tempos não é uma tarefa exclusiva de uma elite cultural ou intelectual, pois Jesus – recordou o Santo Padre – fala aos camponeses que “na sua simplicidade” sabem “distinguir o trigo do joio”:

“Os tempos mudam e nós cristãos devemos mudar continuamente. Devemos mudar firmes na fé em Jesus Cristo, firmes na verdade do Evangelho, mas o nosso comportamento deve mover-se continuamente de acordo com os sinais dos tempos. Somos livres. Somos livres pelo dom da liberdade que Jesus Cristo nos deu. Mas o nosso dever é olhar o que acontece dentro de nós, discernir os nossos sentimentos, os nossos pensamentos; e o que acontece fora de nós e discernir os sinais dos tempos. Com o silêncio, com a reflexão e com a oração”.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário