06 outubro, 2015

Papa em Santa Marta: Deus quer misericórdia

(RV) Terça-feira, 6 de outubro, na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que devemos conservar um coração que nos deixe entrar a misericórdia de Deus.

Tomando como estímulo as leituras do dia, em particular, a figura do profeta Jonas, que resiste à vontade de Deus, mas, no final, aprende que tem que obedecer ao Senhor, o Santo Padre sublinhou que a cidade de Ninive converte-se graças à pregação de Jonas: 

“Realmente faz um milagre, porque neste caso ele deixou a sua teimosia de lado e obedeceu a vontade de Deus, e fez aquilo que o Senhor lhe tinha recomendado”.

A história de Jonas e Nínive, reflete o Papa, articula-se em três pontos: o primeiro “é a resistência à missão que o Senhor lhe confia”; o segundo “é a obediência, e quando se obedece, os milagres acontecem. A obediência à vontade de Deus e Nínive converte-se”. Por fim, existe a resistência à misericórdia de Deus”:

“Aquelas palavras, ‘Senhor, não era justamente isso que eu dizia quando estava ainda na minha terra? Porque Tu és um Deus misericordioso e piedoso’, e eu fiz todo o trabalho de pregar, cumpri bem o meu dever, e Tu perdoa-los? É o coração com aquela dureza que não deixa entrar a misericórdia de Deus. É mais importante a minha pregação, são mais importantes os meus pensamentos, é mais importante a lista de mandamentos que devo observar, tudo excepto a misericórdia de Deus.”

“E este drama – recorda o Papa Francisco –Jesus também viveu com os Doutores da Lei, que não entendiam porque é que Ele não permitiu que a mulher adultera fosse lapidada, porque fazia refeições com os publicanos e os pecadores: não entendiam. Não entendiam a misericórdia. – afirmou o Papa Francisco.

“Próximos do início do Ano da Misericórdia, rezemos ao Senhor para que nos faça entender como é o seu coração, o que significa ‘misericórdia’, o que nos quer dizer quando Ele diz: ‘Misericórdia quero, e não sacrifício!’. E por isso, na oração da Coleta da Missa rezamos tanto com aquela frase tão bonita: “Derramai sobre nós a Tua misericórdia”, porque somente se entende a misericórdia de Deus quando é derramada sobre nós, sobre os nossos pecados, sobre nossas mazelas...”.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário