14 outubro, 2015

Audiência: olhar as crianças com os olhos de Jesus


(RV) Quarta-feira, 14 de outubro – audiência geral com o Papa Francisco na Praça de S. Pedro. Tema da catequese: as promessas às crianças. O Papa exortou os cristão a defenderem a família olhando as crianças com os olhos de Jesus.
As primeiras palavras do Santo Padre foram dedicadas à leitura da Palavra de Deus que, no início de cada audiência geral, é proposta aos fiéis. Nesta quarta-feira, a passagem que foi lida nas várias línguas, foi retirada do capítulo 18 do Evangelho de S Mateus nos versículos 7 a 10. Logo no início pode-se ler: “Ai do mundo por causa dos escândalos…” A este propósito, o Papa Francisco, em nome da Igreja, pediu perdão pelos escândalos que nos últimos tempos ocorreram em Roma e no Vaticano.

Na sua catequese, o Santo Padre afirmou que muitas vezes nós, adultos, referimo-nos às crianças como uma promessa de vida, como o nosso futuro.

“Mas tomamos nós a sério esta promessa de vida? Somos leais às promessas que estão incluídas no simples facto de trazer à vida os nossos filhos? – questionou o Papa Francisco.

Acolhimento e carinho, proteção e solicitude são algumas de tais promessas basilares, que se podem resumir numa só: amor – afirmou o Papa que salientou que está é uma promessa que o homem e a mulher fazem a cada filho, desde o primeiro momento que nele pensam. E os filhos, por sua vez, logo que chegam ao mundo, esperam ver confirmada esta promessa de amor; esperam-no em todos os cantos do mundo e de um modo total, confiante e inofensivo.

Quando sucede o contrário, os filhos sentem-se feridos por um «escândalo», que se torna tanto mais grave e insuportável quanto mais desprovidos estão de meios para o decifrar – declarou o Santo Padre dizendo: “Ai daqueles que atraiçoam a confiança dum pequenino!”

Desde o primeiro instante, Deus vela pela promessa de amor que é cada criança. Esta, logo que é capaz de se ver amada por si mesma, pressente também que há um Deus que ama as crianças. O ponto de vista da criança é o ponto de vista do Filho de Deus.

“Só se olharmos as crianças com os olhos de Jesus, poderemos verdadeiramente compreender como se protege a humanidade, defendendo a família.”

A Virgem Maria e São José, que acolheram e protegerem o seu Filho, honrando corajosamente a bênção e a promessa de Deus, tornem-nos dignos de hospedar Jesus em cada criança que Deus faz chegar a esta terra.

Nas saudações, o Santo Padre dirigiu palavras especiais aos mineiros chilenos, que sobreviveram a uma derrocada nas minas da localidade de S. José daquele país sul-americano. Também uma saudação especial do Papa para os refugiados iraquianos e sírios presentes na praça.

Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa.

“Amados peregrinos de língua portuguesa, saúdo-vos cordialmente a todos, em particular aos fiéis brasileiros de Bom Despacho, Mogi das Cruzes, Montenegro e Santo Amaro, e peço-vos que acompanheis com a oração o Sínodo em curso. A Virgem Mãe nos ajude a seguir a vontade de Deus, tomando as decisões que melhor convenham à família. Rezai também por mim! Deus vos abençoe!”

No final da audiência o Papa Francisco lançou um apelo a propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza que se celebra no próximo sábado, dia 17 de outubro.

“Próximo sábado, 17 de outubro, ocorre o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. Este dia propõe que cresçam os esforços para eliminar a extrema pobreza e a discriminação, e para assegurar que cada um possa exercitar plenamente os próprios direitos fundamentais. Somos todos convidados a fazer nossa esta intenção, porque a caridade de Cristo atinja e alivie os irmãos e as irmãs mais pobres e abandonadas.”

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção!

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário