25 julho, 2015

Verão do Papa em Roma: oração, amigos e trabalho

(RV) Dois anos e quatro meses de pontificado e o Papa Francisco continua a residir na Casa Santa Marta no Vaticano, não se transferindo durante o período de Verão para a Residência em Castelgandolfo.

O Santo Padre mantém como único compromisso público, neste mês de julho, a oração do Angelus ao domingo. Sobra assim tempo livre para um período mais tranquilo.

Alessandro Gisotti, do programa italiano da Rádio Vaticano entrevistou o Mons. Guillermo Karcher, argentino e estreito colaborador do Papa Francisco nas celebrações pontifícias:

“Ele vive com muita serenidade e alegria. Noto, todas as manhãs, que ele está sempre contente e sempre a trabalhar, pois vejo-o sempre com as mãos ocupadas, cheias de documentos e cartas. Ele gosta de responder, pessoalmente, às suas cartas. Logo, passa muito tempo em contacto com os seus amigos e conhecidos. Ele aproveita, porque tem mais tempo à disposição. Por isso, dedica-se muito à leitura de documentos e faz planos para o futuro próximo.”

O Papa Francisco recomeçará, pouco a pouco, a sua atividade normal já a partir do início do mês de agosto: dia 5 será a primeira audiência geral depois da suspensão para férias e terá lugar na Sala Paulo VI. Regressam, assim, os momentos de contacto direto com as pessoas, das quais o Santo Padre tem muita necessidade. Voltar a abraçar o povo de Deus, como explicou o Mons. Guillermo Karcher:

“... foram apenas alguns poucos dias de julho: foi à América do Sul e já se percorreu o período de férias e em agosto recomeça o momento importante da semana em que faz a catequese e recomeça a abraçar o Povo de Deus. Este afeto que o caracteriza torna-se palpável quando se vê quanto amor dá e quanto amor recebe; quanto amor troca… E isto, enche-o de alegria. É belo. Sobretudo, ver o contacto com os doentes, esta sua humanidade e a fé que suscita. E depois o abraço argentino: este grupo sempre muito consistente e que lhe traz afeto da outra parte do Oceano; e depois tantos amigos, amigos também dos seus parentes… Com todos tem sempre um momento rico de experiência humana e espiritual.”

Recordamos que o Papa Francisco retoma as audiências gerais no dia 5 de agosto na Sala Paulo VI, e depois em setembro todas as outras audiências oficiais e a já habitual Missa na Capela da Casa de Santa Marta.

Para já o tempo é de oração, leitura, contacto com alguns amigos, algum descanso e a preparação dos próximos importantes compromissos. Estes começam já em setembro, em particular, a sua décima Viagem Apostólica, que levará o Papa Francisco a Cuba e aos Estados Unidos da América. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário