01 julho, 2015

Divulgado o programa da viagem do Papa a Cuba e EUA

 

(RV) Foi divulgado nesta terça-feira dia 30 de junho pela Sala de Imprensa da Santa Sé o programa oficial da viagem do Papa Francisco a Cuba e aos Estados Unidos de 19 a 28 de setembro deste ano.

O Santo Padre partirá de Roma para Cuba no sábado, 19 de setembro, às 10h15 locais do Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci e chegará ao Aeroporto Internacional  José Martí, em Havana, às 16h locais do mesmo dia, onde se realizará a cerimónia de boas-vindas.

No dia seguinte, domingo, o Santo Padre presidirá a uma Missa na Praça da Revolução, em Havana, e depois fará uma visita ao Presidente de Cuba, Raúl Castro. Depois celebra a oração das vésperas com os sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas na catedral de Havana. A seguir, o pontífice saudará os jovens no Centro Cultural Padre Félix Varela.

Na segunda-feira, 21 de setembro, o Papa Francisco deixará Havana e irá a Holguín onde celebrará uma Missa na Praça da Revolução. De seguida parte para Santiago e ali se encontrará com os bispos no Seminário S. Basílio Magno. Depois irá ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira do país, para rezar com os bispos.

Na terça-feira, 22 de setembro, às 8h locais, o Papa Francisco presidirá a celebração eucarística no Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, e depois encontra-se com as famílias na Catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Santiago, e abençoará essa cidade.

Às 12h15 locais desse dia, no Aeroporto de Santiago, o Papa Francisco despede-se de Cuba e partirá para Washington, primeira etapa de sua visita aos Estados Unidos, onde será acolhido oficialmente na base Andrews Air Force.

Na quarta-feira, 23 de setembro, será a cerimónia de boas-vindas no South Lawn da Casa Branca onde o Papa se encontrará com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A seguir, encontra-se com os bispos norte-americanos na Catedral de S. Mateus, em Washington.

Na parte da tarde, o Papa Francisco presidirá à Missa de canonização do Beato Junípero Serra, o franciscano que evangelizou a Califórnia. Será no Santuário Nacional da Imaculada Conceição.
A 24 de setembro, quinta-feira, o Santo padre visitará o Congresso dos Estados Unidos, onde fará um discurso. A seguir, visitará o centro caritativo da Paróquia de S. Patrício encontrando-se com os sem-abrigo. Às 16h locais, partirá de avião para Nova Iorque onde presidirá a oração das vésperas, com o clero, religiosos e religiosas na Catedral de S. Patrício.

A primeira visita do Papa Francisco à sede da ONU está marcada para sexta-feira, 25 de setembro, pela manhã, com uma saudação e discurso do pontífice.

Nesse mesmo dia, o Papa Francisco participará no encontro inter-religioso no memorial do Ground Zero, em Nova Iorque, lembrando as vítimas dos ataques do 11 de setembro de 2001.

Na parte da tarde, o Papa visitará a escola católica Nossa Senhora Rainha dos Anjos encontrar-se-á com as crianças e famílias de imigrantes no Harlem. O dia se encerrará com a missa celebrada no Madison Square Garden, em Nova Iorque.

No sábado, 26 de setembro, o Papa Francisco partirá para Filadélfia onde celebrará Missa com os membros do clero, religiosos e religiosas da Pensilvânia, na Catedral dos Santos Pedro e Paulo. Na parte da tarde, o Papa participará no encontro para a liberdade religiosa com a comunidade hispânica e outros imigrantes no Independence Mall, em Filadélfia.

À noite, o Papa Francisco participará na Festa das Famílias e da vigília de oração no Benjamin Franklin Parkway, Filadélfia, onde fará um discurso.

No domingo, 27 de setembro, encontra-se com os bispos convidados para o 8º Encontro Mundial das Famílias no Seminário S. Carlos Borromeu. Depois visitará os reclusos do Instituto ‘Curran-Fromhold’, para menores.

Às 16h locais, o Papa presidirá à Missa conclusiva do 8º Encontro Mundial das Famílias no Benjamin Franklin Parkway. A seguir, saudará a comissão organizadora, os voluntários e benfeitores. Despede-se dos Estados Unidos da América e voltará para Roma onde chegará por volta das 10h locais da segunda-feira, 28 de setembro.
(RS/MJ)

Sem comentários:

Enviar um comentário