27 junho, 2015

Santa Sé e Palestina assinam oficialmente acordo global

(RV) Nesta sexta-feira dia 26 de junho foi assinado oficialmente o Acordo global entre a Santa Sé e o Estado da Palestina. O Acordo foi assinado, por parte da Santa Sé, pelo Secretário para as Relações com os Estados, o Arcebispo Paul Richard Gallagher e pelo lado do Estado da Palestina, por Riyad al-Malki, Ministro das Relações Exteriores.

O Acordo Global, constituído de um Preâmbulo e de 32 artigos, divididos em 8 capítulos, refere-se aos aspetos essenciais da vida e da atividade da Igreja no Estado da Palestina. Ao mesmo tempo, reafirma o apoio a uma solução negociada e pacífica da situação na região.

De destacar o Preâmbulo do Acordo que refere alguns pontos-chave: a autodeterminação do povo palestiniano, o objetivo da solução de dois Estados (Two-State solution), o significado não-simbólico de Jerusalém, o caráter sagrado da cidade para hebreus, cristãos e muçulmanos e o seu valor religioso universal e cultural como tesouro para toda a humanidade e ainda os interesses da Santa Sé na Terra Santa.

O reconhecimento do Estado da Palestina  por parte da Santa Sé é o resultado do Acordo Básico, assinado entre a Santa Sé e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), datado de 15 de fevereiro do ano 2000, e das negociações de uma Comissão bilateral, realizadas nos últimos anos. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário