18 junho, 2015

Papa: somos fracos, mas devemos ter força para perdoar

(RV) Quinta-feira, 18 de junho: na Missa em Santa Marta o Papa Francisco falou sobre fraqueza, oração e perdão salientando, antes de mais, a nossa fraqueza e dos pecados que cometemos e afirmou que só com a ajuda do Senhor conseguimos avançar.

Quem acredita que é forte e que se arranja sozinho – observou o Papa – é no mínimo ingénuo e acaba por ser derrotado pelas fraquezas que carrega consigo.

Por tudo isto é preciso rezar, pedir a ajuda do Senhor, e o Santo Padre afirmou, na sua homilia, que não são necessárias muitas palavras na oração, mas que elas expressem um coração aberto a Deus.

Na conclusão da homilia o Santo Padre chamou a atenção para o perdão, sublinhando como Jesus ensina aos discípulos que se eles não perdoarem os males dos outros, tão pouco o Pai perdoará as suas faltas:

“Apenas podemos rezar bem e chamar Deus de Pai se o nosso coração está em paz com os outros, com os irmãos. ‘Olha Padre, essa pessoa fez-me isto e aquilo. Perdoa. Perdoa como Ele te perdoará’. Assim, a fraqueza que temos, com a ajuda de Deus na oração, torna-se fortaleza porque o perdão é uma grande fortaleza. É preciso ser fortes para perdoar, mas essa força é uma graça que nós recebemos do Senhor, porque nós somos fracos”. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário