16 junho, 2015

Papa: no Médio Oriente pessoas contam menos do que o petróleo


(RV) O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, dia 15 de junho, os participantes na Assembleia Plenária anual da Reunião das Obras de Ajuda para as Igrejas Orientais (ROACO).

O discurso do Santo Padre foi centralizado nos conflitos que ainda afligem o Médio Oriente. O Papa recordou que esta mesma audiência, no ano passado, realizou-se nas vésperas da sua peregrinação à Terra Santa. O Papa Francisco afirmou no seu discurso que todos desejávamos que a semente da reconciliação tivesse produzido mais frutos:

“Outros eventos que perturbaram ainda mais o Médio Oriente, marcado há muito por conflitos, fazem-nos sentir o frio de um inverno e de um gelo no coração dos homens que parece não ter fim. A terra daquelas regiões está marcada pelos passos dos que buscam refúgio e irrigada pelo sangue de tantos homens e mulheres, entre os quais inúmeros cristãos perseguidos por causa da sua fé.”

O Santo Padre referiu ainda a recente viagem da delegação da ROACO ao Iraque, ocasião em que visitou os refugiados da Planície de Nínive e da Síria. Reconheceu as inúmeras iniciativas de sensibilização e de ajuda a todos os inocentes injustamente atingidos pela violência. Contudo, outros esforços podem ser feitos – afirmou o Papa Francisco:

“Todavia, seria de cumprir um ulterior esforço para eliminar aqueles que parecem “acordos tácitos” para os quais a vida de milhares de famílias – mulheres, homens, crianças e idosos – sobre a balança dos interesses parece pesar menos do petróleo e das armas, e os traficantes de morte que atuam naquelas terras. Encorajo-vos, portanto, enquanto prosseguis o serviço da caridade cristã, a denunciar aquilo que espezinha a dignidade do homem.”

O Papa falou ainda da Etiópia, Eritreia e Arménia, que serão temas da Plenária, convidando a ROACO a auxiliar aquelas antigas comunidades cristãs a se sentirem participantes da missão evangelizadora e a oferecer, sobretudo aos jovens, um horizonte de esperança e de crescimento.

Guiados pelo Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, de destacar as participações na Plenária do Núncio Apostólico na Síria, D. Mario Zenari, do Secretário do Cons. Pontifício “Cor Unum”, D. Giovanni Dal Toso, o Delegado Apostólico em Jerusalém, D. Giuseppe Lazzarotto, e ainda a participação do Custódio da Terra Santa, o padre Pierbattista Pizzaballa OFM. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário