06 junho, 2015

Papa: Igreja reduzida ao eficientismo das estruturas, está morta

(RV) No final da manhã desta sexta-feira dia 5 de junho o Papa Francisco recebeu em audiência os participantes na Assembleia Geral das Obras Pontifícias Missionárias.
No seu discurso o Santo Padre frisou que o anúncio do Evangelho é a primeira e constante preocupação da Igreja, o seu compromisso essencial e recordou a “Evangelii Gaudium”: “a atividade missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja.”

Aos membros da Congregação para a Evangelização dos Povos e aos diretores nacionais das obras pontifícias missionárias o Papa Francisco disse uma palavra de exortação considerando-os como “protagonistas de uma renovada evangelização, dirigida a todos e em particular aos pobres, os últimos e os marginais.”

Em particular as Obras Pontifícias Missionárias, pelo carisma que as caracteriza, “estão atentas e sensíveis às necessidades dos territórios de missão e dos grupos humanos mais pobres” – observou o Papa. Para tal é necessário que estejam atentas em “não cair na tentação de tornarem-se numa ONG, um gabinete de distribuição de subsídios ordinários e extraordinários” – advertiu o Santo Padre.

O Papa Francisco sublinhou que o funcionalismo pode ser a ruína de uma missão e afirmou mesmo que “uma Igreja que se reduza ao eficientismo das estruturas já está morta”.

“Não é possível uma verdadeira evangelização a não ser na energia santificadora do Espírito Santo” – afirmou o Santo Padre na conclusão do seu discurso. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário