05 maio, 2015

Papa: o cristão não é masoquista, mas confia no Senhor

MP3 » 

(RV) Terça-feira, 5 de maio: na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que o cristão não é um masoquista, mas tem confiança e esperança no Senhor. Tomando como estímulo da sua homilia uma passagem dos Atos dos Apóstolos, o Santo Padre sublinhou que S. Paulo, não obstante as tribulações, permanece firme na fé e encoraja os irmãos a esperarem no Senhor. Três palavras existem que nos preparam para o Reino dos Céus: tribulações, confiança e paz – afirmou o Papa Francisco.

Em primeiro lugar as tribulações devem ser aguentadas e suportadas como nos revela o Apóstolo Paulo, mas não como uma atitude masoquista – declarou o Papa – mas como uma “luta cristã” contra o príncipe deste mundo que procura afastar-nos da Palavra de Jesus que é aquilo que nos dá fé e esperança.

Segunda palavra: confiança. Trata-se de uma palavra que nem sempre a pronunciamos em forma de oração – assinalou o Papa que concretizou: “Confiar ao Senhor, este momento difícil, confiar ao Senhor a mim próprio, confiar ao Senhor os nossos fiéis, nós sacerdotes, bispos, confiar ao Senhor as nossas famílias, os nossos amigos e dizer ao Senhor: ‘Toma conta deles, são teus’”.

As tribulações de que falou o Santo Padre fazem-nos sofrer, mas a confiança dá-nos esperança e é daqui que surge a terceira palavra: a paz. ‘Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz’, diz Jesus aos discípulos – referiu o Papa – mas não é uma paz como simples tranquilidade, mas uma paz “que vem de dentro” e que te “dá força” na fé e na esperança:

“Três palavras: tribulações, confiança e paz. Na vida temos que andar em caminhos de tribulações, é a lei da vida. Mas naqueles momentos confiemos no Senhor e Ele responde-nos com a paz. Este Senhor que é Pai ama-nos tanto e nunca desilude.” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário