01 maio, 2015

Papa: identidade cristã é história e serviço entre graça e pecado

(RV) Quinta-feira, 30 de abril: na Missa em Santa Marta o Papa Francisco refletiu sobre a identidade cristã que é história e serviço vivida entre graça e pecado. Analisando a história, o Santo Padre referiu S. Paulo e S. Pedro e os primeiros discípulos dizendo que “não anunciavam um Jesus sem história: eles anunciavam Jesus na história do povo”. Não há identidade sem história disse o Papa, uma história com luz e sombras entre graça e pecado:


“Quantos pecadores, quantos crimes. Na nossa história devemos reconhecer que somos santos e pecadores. E a minha história pessoal, de cada um, deve reconhecer o pecado, o próprio pecado e a graça do Senhor, que está connosco, acompanhando-nos no pecado para perdoar, e acompanhando-nos na graça.”

Segundo o Papa a identidade cristã tem um segundo aspeto: além de ser a história de um povo é serviço: Jesus lava os pés dos discípulos convidando a fazer o mesmo: servir:

“Ser cristão não é uma aparência, não é maquilhar a alma, para que seja um pouco mais bonita. Ser cristão é fazer o que Jesus fez: servir”.

Na conclusão da sua homilia o Papa Francisco deixou algumas pistas para reflexão: “Faço-me servir pelos outros, uso os outros, uso a comunidade, a paróquia, a minha família, os meus amigos, ou sirvo, e vivo servindo?”. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário