22 maio, 2015

Papa: deixemo-nos olhar por Jesus para mudar o coração

(RV) Sexta-feira, 22 de maio: na Missa em Santa Marta o Papa Francisco desenvolveu na sua homilia um comentário ao diálogo entre Jesus e Pedro, narrado pelo Evangelho do dia. O Santo Padre captou três olhares diferentes do Senhor sobre o Apóstolo: o olhar do entusiasmo, do arrependimento e o olhar da missão.

No início do Evangelho de João, André vai ter com o seu irmão Pedro e diz-lhe: “Encontramos o Messias!” – há um olhar de entusiasmo – explicou o Santo Padre que recordou as palavras de Jesus que fixa o seu olhar sobre Pedro: “Tu és Simão e chamar-te-ás Pedro.” É o primeiro olhar que gera o entusiasmo de Pedro.

A seguir, o Papa dirigiu o seu olhar para a noite de Quinta-feira Santa, quando Pedro renega Jesus três vezes: “Perdeu tudo. Perdeu o seu amor” e quando o Senhor cruza o seu olhar, Pedro chora amargamente:

“O Evangelho de Lucas diz: ‘E Pedro chorou amargamente’. Aquele entusiasmo de seguir Jesus tornou-se choro, porque ele pecou: ele renegou Jesus. Aquele olhar muda o coração de Pedro, mais do que antes. A primeira mudança é a troca de nome e também de vocação. Este segundo olhar é um olhar que transforma o coração e é uma mudança de conversão ao amor”.

O terceiro olhar de Jesus é o olhar da missão quando Jesus pede a Pedro a manifestação do seu amor e lhe confirma a sua missão: “apascenta as minhas ovelhas”.

“Entristecido porque pela terceira vez lhe perguntava ‘Tu amas-me?’”. E ele diz: ‘Mas, Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo’. Jesus respondeu-lhe: ‘Apascenta as minhas ovelhas’. Este é o terceiro olhar, o olhar da missão. O primeiro, o olhar da eleição, com o entusiasmo de seguir Jesus; o segundo, o olhar de arrependimento no momento daquele pecado tão grave de ter negado Jesus; o terceiro olhar é o olhar da missão: ‘Apascenta as minhas ovelhas’; 'Cuida das minhas ovelhas'; ‘Apascenta as minhas ovelhas’.

O Papa Francisco concluiu a sua homilia propondo que cada um de nós se ponha esta questão e reflita: qual é o olhar de Jesus sobre mim? (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário