31 maio, 2015

Papa às crianças: "não deixeis de sonhar"



(RV) No fim da manhã deste sábado chegou à Estação ferroviária da Cidade do Vaticano o Comboio das Crianças, transportando 200 crianças, filhos de detentos, provenientes de Bari e Trani, numa iniciativa do Pátio dos Gentios. Logo após a chegada, as crianças e seus acompanhantes puderam encontrar o Santo Padre na Sala Nervi: “Não deixem nunca de sonhar”, disse Francisco aos pequenos.

À pergunta do Papa “Quando é que um coração é de gelo ou de pedra?” alguns dos pequenos responderam: “Quando se fica desiludido”, enquanto outros disseram “quando não sonhamos ou não rezamos”. Após, uma criança respondeu: “quando não escutamos a Palavra de Deus e de Jesus”. A este ponto o Papa a chamou e disse: “tu disseste uma coisa bonita, repitamos juntos: nunca deixeis de sonhar e de escutar a Palavra de Jesus, porque Jesus alarga o coração e ama a todos”.

O Papa Francisco quis saudar uma a uma, com os seus acompanhantes e familiares e recebeu o abraço de muitos, assim como muitos foram os pedidos para fazer selfies. As crianças doaram ao Papa alguns braceletes feitos por suas mães na prisão, assim como desenhos, pequenas águias.

Quando os pequenos chegaram ao Vaticano, soltaram pipas na forma de águias, num gesto que simboliza o tema escolhido este ano pelo Pátio das Crianças – Voo - porque, como explicado, quer oferecer aos pequenos que vivem com as suas mães uma quotidianidade marcada pela prisão e afastamento dos seus irmãos e para aqueles que vivem a separação das suas mães detidas, um dia para voar e soltar a fantasia, sair da dura realidade a que são obrigados a viver.

O Comboio das Crianças é promovido pelos Caminhos de Ferro do Estado em colaboração com o Pátios das Crianças, uma iniciativa da Santa Sé dedicada aos pequenos, no âmbito do Pátio dos Gentios. O tema do ‘Voo’ foi escolhido pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi. A iniciativa chegou à sua terceira edição, após aquela de Nápoles, em 2014, dedicada aos jovens com abandono escolar e a de Milão, voltada aos jovens que são acolhidos em casas de família. (BS/JE)

Sem comentários:

Enviar um comentário