13 maio, 2015

Audiência: três palavras para a paz na família



(RV) Quarta-feira, 13 de maio: belo dia de sol que iluminou de luz e alegria os largos milhares de fiéis que encheram a Praça de S. Pedro para a audiência geral com o Papa Francisco.

Continuando o seu itinerário temático sobre a família, o Santo Padre na sua catequese propôs três ideias, já anteriormente desenvolvidas, e que servirão de ingresso para várias reflexões sobre a vida real da família: com licença, obrigado e desculpa.

Estas palavras fazem parte da ‘boa educação’, vista não como um simples formalismo, mas radicada no amor e no respeito pelo outro. São palavras para viver em paz na família – afirmou o Papa Francisco.

A primeira palavra é “com licença?” Com ela estamos a pedir gentilmente aquilo a que julgamos ter direito: entrar na vida da nossa esposa ou esposo, requer a delicadeza dum comportamento não invasor. É a capacidade de esperar que o outro nos abra a porta do seu coração. “Eu estou à porta e bato”, diz o Senhor no Livro do Apocalipse – recordou o Papa que pediu para não nos esquecermos de que o Senhor pede autorização para entrar.

A segunda palavra é a palavra obrigado, que, segundo o Santo Padre, hoje caiu muito em desuso na sociedade, pois pensa-se que tudo nos é devido; a gentileza e a capacidade de agradecer são vistas como sinal de fraqueza, deixando-nos até suspeitosos e desconfiados. Mas uma pessoa que não sabe agradecer, esqueceu a linguagem de Deus. Sejamos intransigentes em educar para a gratidão: a dignidade da pessoa e a justiça social passam por aqui. “Recordemos a pergunta de Jesus quando curou dez leprosos e só um voltou para agradecer” – observou o Papa.

Por último, a palavra ‘desculpa’: uma palavra difícil e todavia tão necessária. Quando falta, pequenas fendas se alargam – mesmo sem querer – até se tornarem fossos profundos. Na casa, onde não se pede desculpa, começa a faltar o ar – referiu o Santo Padre que evidenciou o facto de que na vida matrimonial, muitas vezes discute-se, mas para tal o Papa deu um conselho: “nunca termineis o dia sem fazer a paz!”

No final da catequese o Santo Padre, nas saudações aos fiéis, saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“Dirijo uma cordial saudação, com votos de graça e paz do Céu, a todos os peregrinos de língua portuguesa, particularmente as várias paróquias e grupos do Brasil. Neste dia de Nossa Senhora de Fátima, convido-vos a multiplicar os gestos diários de veneração e imitação da Mãe de Deus. Confiai-Lhe tudo o que sois, tudo o que tendes; e assim conseguireis ser um instrumento da misericórdia e ternura de Deus para os vossos familiares, vizinhos e amigos. A todos abençoo no Senhor.”

Neste dia de Nossa Senhora de Fátima o Papa Francisco quis que fosse recitada uma Avé Maria em língua portuguesa na Praça de S. Pedro que foi proposta pelo Monsenhor Ferreira da Costa.

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção! (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário