29 abril, 2015

Encíclica sobre temas ambientais será publicada em breve

(RV) A Encíclica do Papa Francisco sobre temas ambientais já está pronta e será publicada em finais de maio ou nos inícios de junho – quem o afirma é D. Marcelo Sánchez Sorondo chanceler da Academia Pontifícia das Ciências e da Academia Pontifícia das Ciências Sociais. Esta informação foi concedida em entrevista à RV nesta terça-feira, dia 28 de abril, à margem do Seminário organizado no Vaticano sobre o tema “Proteger a terra, enobrecer a humanidade. As dimensões morais das mudanças climáticas e do desenvolvimento sustentável”. Eis as declarações do prelado argentino D. Marcelo Sorondo:

 “O Papa disse na manhã desta terça-feira que a Encíclica está pronta, estão a fazer as traduções e, provavelmente, será publicada no final de maio ou início de junho.”

No Seminário sobre temas ambientais organizado pela Academia Pontifícia das Ciências em colaboração com a ONU e a Conferência das Religiões para a Paz, esteve presente o secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon, que teve um encontro privado com o Papa Francisco no qual expressou a sua gratidão pelo contributo do Santo Padre através da Encíclica que em breve será publicada. D. Sorondo referiu-se também a este aspeto:

“Ban Ki-moon está muito contente, naturalmente. De facto, este Encontro realiza-se para apoiar a Encíclica, oferecendo argumentos especificamente científicos que naturalmente a Encíclica não poderá dar porque tem um estilo pastoral. O homem é o guardião, no sentido que deve desenvolver a Criação num modo sustentável, como hoje dizemos. Isso já o dizia Paulo VI na “Populorum Progressio”. Isso significa inclusão social, uma agricultura que responda às necessidades reais da alimentação do povo e significa muitas outras coisas.”

No Seminário desta terça-feira no Vaticano participaram mais de 60 convidados especiais entre chefes de Estado, cientistas, empresários, diplomatas e líderes de várias religiões. Este acontecimento, muito desejado pelo Santo Padre, foi uma clara chamada de atenção para que a comunidade internacional chegue a um acordo concreto na Convenção do Clima de Paris, de dezembro próximo, para reduzir as emissões de gases causadores do efeito de estufa.

Até dezembro, em Paris, vão decorrer uma série de eventos destinados a definir um novo acordo climático global pós-2020, centrado na redução de emissões para limitar o aumento médio da temperatura.

As reflexões que o Papa Francisco vai apresentar na sua Encíclica serão um contributo concreto para que esse acordo leve em consideração aqueles que mais sofrem com as mudanças climáticas e que são os pobres. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário