15 abril, 2015

Audiência: procurar a harmonia entre homem e mulher


(RV) Quarta-feira, 15 de abril, audiência geral com o Papa Francisco na Praça de S. Pedro : dando continuidade às suas catequeses sobre a família, o Santo Padre falou sobre o homem e a mulher:

“Deus criou o ser humano à sua imagem: criou-os homem e mulher”.

Esta afirmação da Sagrada Escritura diz-nos que não só o homem em si mesmo é imagem de Deus, nem só a mulher em si mesma é imagem de Deus, mas homem e mulher, como casal, são imagem de Deus – afirmou o Papa.

“A diferença entre o homem e a mulher não tem em vista a contraposição nem a subordinação, mas a comunhão e a geração, e isto sempre à imagem e semelhança de Deus.”

Segundo o Santo Padre a cultura moderna abriu novos espaços e novas liberdades para o enriquecimento e compreensão da diferença entre homem e mulher, mas gerou também muitas dúvidas e criou ceticismo. “Pergunto-me – sublinhou o Papa – se a chamada teoria do gender não seja expressão de uma desistência e frustração, negando a diferença sexual porque não sabe entender-se com ela?”. A remoção da diferença é o problema, não a solução – disse o Santo Padre.

“Para resolver os seus problemas de relação, o homem e a mulher devem mutuamente falarem-se mais, ouvirem-se mais, conhecerem-se mais e amarem-se mais”

Deus confiou a terra à aliança do homem e da mulher: a falência desta aliança gera a aridez dos afetos no mundo e obscurece o céu da esperança. Por isso, é grande a responsabilidade que têm todos os crentes de descobrir e dar a conhecer a beleza do desígnio criador de Deus – afirmou o Papa Francisco que neste momento da sua catequese deixou duas reflexões:

“Sem dúvida, que devemos fazer muito mais em favor da mulher, se queremos dar força à reciprocidade entre homem e mulher. É necessário, efetivamente, que a mulher não apenas seja mais escutada, mas que a sua voz tenha um peso real, uma autoridade reconhecida, na sociedade e na Igreja.”

“O próprio modo como Jesus considerou as mulheres, num contexto menos favorável do nosso, manda uma luz potente, que ilumina um caminho que leva longe, do qual percorremos apenas um pedaço. Aquilo que pode dar o génio feminino. É um caminho para percorrer com mais criatividade e audácia.”

Numa segunda reflexão o Papa considerou que a crise de confiança coletiva em Deus que nos pode levar à incredulidade e ao cinismo, talvez esteja ligada à crise da aliança entre homem e mulher.

E o Santo Padre concluiu a sua catequese que se o homem e a mulher procurarem a harmonia juntos e com Deus, sem dúvida que a encontram:

“A terra enche-se de harmonia e confiança, quando a aliança entre o homem e a mulher é vivida no bem.”
O Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“Caros peregrinos de língua portuguesa, bem-vindos! Saúdo cordialmente os fiéis da paróquia de Torrão e o grupo de sacerdotes de Portugal. O Senhor vos abençoe, para serdes em toda a parte farol de luz do Evangelho para todos. Possa esta peregrinação fortalecer nos vossos corações o sentir e o viver com a Igreja. Nossa Senhora acompanhe e proteja a vós todos e aos vossos entes queridos.”

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção! (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário