08 abril, 2015

Audiência: “paixão das crianças” – sofrimentos da infância

(RV) Quarta-feira, dia 8 de abril: Audiência Geral com o Papa Francisco na Praça de S. Pedro. Sol luminoso e vento em Roma. Dezenas de milhares de fiéis saudaram o Santo Padre.

Na sua catequese o Papa falou sobre as grandes dificuldades que vivem muitas crianças na sociedade atual. O Papa chamou-lhe de “paixão das crianças”.

“Refiro-me à “paixão das crianças”. Cada criança marginalizada, abandonada, que vive na rua pedindo e com todo o tipo de expedientes, sem cuidados médicos, é um grito que sobe a Deus e que acusa o sistema, que nós adultos, construímos. E, infelizmente, estas crianças são presa dos delinquentes, que as exploram para indignos tráficos e comércios ou treinando-os para a guerra e a violência. Mas também nos países chamados de ricos tantas crianças vivem dramas que as marcam fortemente, por causa da crise da família, das falhas educativas e das condições de vida, às vezes, desumanas.”

As crianças são o fruto mais belo da bênção que o Criador deu ao homem e à mulher – afirmou o Papa – mas, às vezes, há quem diga que pode ter sido um erro trazer uma criança ao mundo. Trata-se de uma afirmação vergonhosa – declarou o Santo Padre, pois  as crianças nunca são um erro. É necessário, isso sim, serem assumidas as responsabilidades e saber o que pode ser feito para que não haja crianças que vivam tais dramas.

O Papa Francisco recordou ainda que Jesus sempre demonstrou um carinho especial pelas crianças: chamava-as para estarem consigo. Assim, a Igreja tem a obrigação de estar ao serviço das crianças e de acompanhar as suas famílias, dando o exemplo de que nenhum sacrifício é exagerado quando permite que uma criança se sinta amada, pois nenhuma criança é esquecida pelo Pai que está nos céus.

E, por tudo isto, o Santo Padre advertiu os fiéis que com as crianças não se brinca!

Nas saudações o Papa Francisco não esqueceu os peregrinos de lingua portuguesa:

“Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, particularmente os fiéis vindos de Portugal e do Brasil. Queridos amigos, cuidar das crianças significa crer que cada uma delas é um dom de Deus para o mundo. Não poupemos esforços para que elas possam sentir-se sempre acolhidas e amadas nas nossas famílias e nas nossas comunidades. Uma feliz Páscoa para todos!”

O Papa Francisco a todos deu a sua benção! (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário