10 fevereiro, 2015

Reforma da Cúria: oitava reunião do Papa com o Conselho dos Cardeais



(RV) Teve início esta segunda-feira (09/02) a oitava Reunião do Conselho dos Cardeais – conhecida como “C-9”. O Papa Francisco participará nos três dias de encontros, no Vaticano, que se encerram na quarta-feira.

Os trabalhos irão até quarta-feira, 11 de fevereiro. Nos dias seguintes, quinta-feira 12 e sexta-feira 13 de fevereiro, na Sala do Sínodo, terá lugar o Consistório do Colégio dos Cardeais.

No sábado 14 de fevereiro às 11 horas, na Basílica Vaticana, o Papa presidirá ao Consistório Ordinário Público para a criação de 20 novos cardeais. Depois do rito o Papa Francisco também realizará um consistório para a canonização de três Beatas.
No domingo, 15 de fevereiro às 10 horas, na Basílica Vaticana, o Papa presidirá a Santa Missa com os novos Cardeais.

O Conselho de Cardeais tem como missão auxiliar o Papa no governo da Igreja e promover o aperfeiçoamento do documento que regulamenta actualmente a Cúria Romana, os dicastérios da Santa Sé e a constituição 'Pastor Bonus', assinada por João Paulo II em 28 de junho de 1988.

Entre as decisões já tomadas, está a criação de uma estrutura de coordenação para as atividades económicas e administrativas da Santa Sé e do Vaticano, sob a direcção do Cardeal George Pell, membro deste Conselho.

Os cardeais são: o hondurenho Oscar Rodriguez Maradiaga, que é coordenador, o italiano Giuseppe Bertello, o chileno Francisco Errazuriz Ossa, o indiano Oswald Gracias, o alemão Reinhard Marx, o congolês Laurent Monsengwo Pasinya, o estadunidense Sean O'Malley e o australiano George Pell. O nono purpurado é o Secretário de Estado, Card. Pietro Parolin.
A última reunião realizou-se em dezembro de 2014. (BS/BF)

Sem comentários:

Enviar um comentário