07 fevereiro, 2015

Quaresma: pregações sobre a relação entre Igrejas do Oriente e Ocidente

 
(RV) As pregações da Quaresma para o Papa Francisco e Cúria Romana terão inicio na sexta-feira, dia 27 de fevereiro pelas 9 horas na Capela Redemptoris Mater no Vaticano. Serão proferidas pelo frade capuchinho Padre Raniero Cantalamessa, Pregador da Casa Pontifícia.

Segundo informa o jornal L’Osservatore Romano, o tema será: “Dois pulmões, um só respiro. Oriente e Ocidente unidos na profissão da mesma fé”. A escolha do tema, segundo explica o Padre Raniero, foi inspirada na recente visita do Papa Francisco ao Patriarca Ortodoxo Bartolomeu I e no convite para partilhar em plenitude a fé comum à ortodoxia e à Igreja Católica.

Após uma meditação introdutória sobre o sentido da Quaresma, a pregação buscará mostrar o acordo de fundo ou, a complementaridade das duas tradições sobre alguns dos grandes mistérios da fé: a Trindade, a pessoa de Cristo, o Espírito Santo e a doutrina da Salvação.

No esforço em promover a unidade entre os cristãos, observou o frade capuchinho, tem prevalecido até agora uma linha que visa primeiramente resolver as diferenças e depois partilhar as coisas comuns. Hoje, pelo contrário, assistimos a um colapso desta perspetiva, graças ao qual também as diferenças, ao invés de aparecerem como erros do outro, resultam como um enriquecimento das próprias posições – sublinha o Padre Raniero.

Cardeais, arcebispos, bispos, prelados da Cúria Romana e do Vicariato de Roma, assim como os Superiores Gerais e os Procuradores das Ordens Religiosas que fazem parte da Capela Pontifícia, poderão participar das pregações que serão realizadas em todas as sextas-feiras da Quaresma nos dias 27 de fevereiro e 6,13,20 e 27 de março. (RS/JE)

Sem comentários:

Enviar um comentário