17 fevereiro, 2015

Mensagem do Papa ao Centro para Proteção de Menores



(RV) O Papa Francisco abençoa o “Centro de Proteção dos menores”, cuja segunda fase foi apresentada na tarde desta segunda-feira (16/02), na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Após uma fase piloto de três anos, o Centro se renova e amplia em escala internacional o trabalho de prevenir abusos de menores. “Me alegro por tudo o que estais a fazer – escreve o Santo Padre na mensagem enviada ao Padre Hans Zollner, o jesuíta que preside o Centro – e sei que todo este trabalho dará os seus frutos”.

“A prevenção dos abusos sexuais e de outros géneros sobre menores é de máxima importância para a Igreja universal. Estou certo e rezo para que o CCP dê uma contribuição substancial a este empenho de longo prazo”, afirmou o Cardeal Sean O’Malley, Presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores. O Papa Francisco, disse ele, deseja que a proteção dos menores se torne “um requisito” da actividade pastoral em todos os níveis, também em cada paróquia e associação de base, no quadro de uma “responsabilização” a todos os níveis da Igreja sobre tal questão. Neste sentido, cada Conferência Episcopal deveria ter um encarregado na luta à pedofilia, que possa confrontar-se em modo permanente com a Comissão Pontifícia desejada pelo Papa Francisco, e “implementar as necessárias medidas nos próprios países”. O Cardeal assegurou que a reacção dos participantes do Consistório ao relatório apresentado a este respeito “foi muito positiva”.

O Cardeal O’Malley declarou ainda que “em muitos lugares do mundo se verificam abusos de menores por parte de sacerdotes. E as respostas à esta devastação são seguidamente inadequadas, muitas vezes voltadas a reabilitar aqueles que abusaram antes que assistir às vítimas”. “O Centro – observou ele – não se ocupará de casos específicos, mas se ocupará de formação e da prevenção”, e esta iniciativa adquire ainda maior importância por ser em Roma, cidade “onde existem tantos sacerdotes e onde estudam muitos seminaristas. São, assim, muitas as oportunidades para formar lideranças da Igreja e educar aqueles que têm responsabilidades no campo da tutela de menores, nos métodos e linhas guias a serem levadas à Igreja de seus países”.

O Presidente do Centro, Padre Hans Zollner, afirmou por sua vez, que “devemos fazer justiça às vítimas mas também fazer todo o possível para que estes factos não se repitam”.

Por isto a importância deste trabalho de formação, que diz respeito também à continentes onde a consciência da questão da pedofilia na Igreja ainda requer esforços, como na Ásia, África e América do Sul. Em 2016, o Centro oferecerá na Pontifícia Universidade Gregoriana um curso dedicado à tutela dos menores.

Inicialmente, o Centro foi fundado em Munique em 2012, pelo Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana, em colaboração com o Departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência / Psicoterapia da Universidade Clínica de Ulm, com o apoio da Arquidiocese de Munique e Frísia. A fundação do ‘Centre for Child Protection’ faz parte de uma iniciativa global para a prevenção dos abusos sexuais de menores após o Simpósio “Para a cura e a Renovação”, realizado em fevereiro de 2012. Em janeiro de 2015, após ter completado com sucesso a fase piloto, o CCP transferiu a sede à Roma. Além do programa formativo para a prevenção dos abusos sexuais, o CCP conduz atividades de pesquisa interdisciplinar, promove programas de doutorado e organiza conferências internacionais sobre prevenção de abusos e a tutela do menores.

Pronunciaram-se na conferência de apresentação do Centre for Child Protection’ (CCP) o Cardeal Sean Patrick O’Malley (Boston), o Prof. P. Hans Zollner SJ (CCP), as Professoras Karlijn Demasure (CCP) e Sheila Hollins (Londres, membro da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Minores). O encontro foi moderado por Fabio Colagrande, da Rádio Vaticano. A conferência foi seguida por um evento na Aula Magna da Universidade dos jesuítas. (BSJE)

Sem comentários:

Enviar um comentário