10 fevereiro, 2015

Concluída plenária da Comissão Pontifícia para Proteção de Menores



(RV) Concluíram-se no último domingo em Roma os três dias de trabalhos da Plenária da Pontifícia Comissão para a Protecção de Menores. A plenária – lê-se no comunicado final - reuniu pela primeira vez a Comissão completa com os seus 17 membros, que puderam partilhar os progressos nas tarefas que lhe foram confiadas pelo Papa Francisco, tendo em vista a tutela e a protecção dos menores na Igreja.

Durante a plenária, os membros apresentaram os relatórios dos Grupos de Trabalho dos peritos que trabalharam no ano passado. A Comissão completou depois as suas recomendações sobre a estrutura formal do organismo e concordou sobre as várias propostas a serem submetidas à consideração do Santo Padre.

Os Grupos de Trabalho fazem parte integrante da estrutura da Comissão. No período entre as plenárias, estes grupos realizam pesquisas e projectos em áreas que são fundamentais para o objectivo de fazer da Igreja uma "casa segura" para crianças, adolescentes e adultos vulneráveis. Estes sectores incluem: o cuidado pastoral para com as vítimas e suas famílias, a educação, directrizes para uma melhor abordagem, a formação para o sacerdócio e a vida religiosa, as normas eclesiásticas e civis que regulam as acusações de abuso e o "exercício da responsabilidade" (accountability) das pessoas em posições de autoridade dentro da Igreja, quando tratarem acusações de abuso.

A Comissão está consciente de que a questão "do exercício da responsabilidade" é de extrema importância. Durante a plenária, os membros chegaram a acordo sobre uma proposta inicial que será submetida à consideração do Papa Francisco. Além disso, a Comissão está a desenvolver os procedimentos para garantir "o exercício da responsabilidade" para todos aqueles que trabalham com os menores dentro da Igreja, clero, religiosos e leigos.

Parte "do exercício da responsabilidade" consiste em aumentar a consciência e a compreensão em todos os níveis da Igreja sobre a gravidade e urgência de pôr em prática os correctos procedimentos para a tutela. Para o efeito, a Comissão decidiu promover seminários para educar aqueles que têm responsabilidades na Igreja no campo da protecção dos menores.

Seguindo a Carta do Santo Padre aos Presidentes das Conferências Episcopais e os Superiores dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica sobre a Pontifícia Comissão para a Protecção de Menores, com data de 2 de fevereiro, a Comissão confia na colaboração com as Igrejas locais, disponibilizando a sua competência para garantir uma melhor abordagem às orientações para a protecção dos menores.

Além disso, a Comissão está a preparar o material para o Dia de Oração que será dedicado a todas as vítimas de abuso sexual. Este evento – lê-se no comunicado - sublinhará a nossa responsabilidade de trabalhar para a cura espiritual e também para ajudar a sensibilizar a comunidade católica da praga dos abusos de menores.

A Comissão recorda a que o Papa Francisco diz: "As famílias devem  saber que a Igreja não poupa nenhum esforço para proteger os seus filhos". "Conscientes da gravidade da nossa tarefa", os membros convidam todos os fiéis a rezar pelo seu trabalho. (BS)

Sem comentários:

Enviar um comentário