19 fevereiro, 2015

Cinzas – Papa: convertamo-nos com lágrimas e sem hipocrisia

(RV) Na tarde de quarta-feira, dia 18 de fevereiro, o Papa Francisco presidiu à Missa com o rito da bênção e imposição das cinzas na Basílica de Santa Sabina em Roma. Nesta Eucaristia participaram Cardeais, Arcebispos, Bispos, Monges Beneditinos de Santo Anselmo, os Padres Dominicanos de Santa Sabina e alguns fiéis. Esta celebração eucarística foi precedida de uma procissão penitencial desde a Igreja de Santo Anselmo até à Basílica de Santa Sabina.

Na sua homilia o Santo Padre afirmou que a Quaresma é o “tempo em que buscamos unir-nos mais estreitamente ao Senhor Jesus Cristo para partilhar o mistério da sua paixão e da sua ressurreição” – disse o Papa Francisco que acentuou ser a Quaresma um tempo de conversão interior e exortou, especialmente os ”sacerdotes", a pedirem neste início de Quaresma o dom das lágrimas, “de modo a tornar a oração e o caminho de conversão sempre mais autêntico e sem hipocrisia:

"Vai fazer bem a todos, mas especialmente a nós sacerdotes, no início desta Quaresma, pedir o dom das lágrimas, para tornar a nossa oração e o nosso caminho de conversão sempre mais autênticos e sem hipocrisia. Vai fazer bem perguntarmo-nos: "Eu choro? O Papa chora? Os cardeais choram? Os bispo choram? Os consagrados choram? Os sacerdotes choram? O choro está nas nossas orações?”

Muitas vezes – prosseguiu o Santo Padre – a hipocrisia mancha as obras de caridade: a esmola, a oração e o jejum mas Jesus convida-nos a cumprir estas obras sem qualquer ostentação. E este é um convite à conversão, uma conversão que não seja “superficial” e “transitória” mas um verdadeiro itinerário espiritual que permita purificar o nosso coração para voltarmos a Deus que não hesitou em sacrificar o seu Filho Unigénito – afirmou o Papa Francisco:

“Efetivamente Cristo, que era justo e sem pecado, por nós foi feito pecado quando sob a Cruz foi carregado dos nossos pecados e, assim, resgatou-nos e justificou-nos perante Deus. N’Ele nós podemos tornar-nos justos, n’Ele podemos mudar, se acolhemos a graça de Deus e não deixamos passar em vão este momento favorável. Por favor, paremos um pouco e deixemo-nos reconciliar com Deus”.

O Papa Francisco recebeu as cinzas do cardeal Josef Tomko e depois, ele próprio as distribuiu a alguns cardeais, a monges beneditinos de Santo Anselmo, a padres dominicanos de Santa Sabina e a uma família com três filhos. No final da Missa o Santo Padre exortou os cristãos a atuarem de uma forma a que o seu cumprimento exterior da Quaresma corresponda um profundo renovamento do espirito”. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário