21 fevereiro, 2015

Card. Baldisseri: Sínodo da Família à escuta do povo de Deus

MP3 »

(RV) O Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, esteve presente esta semana na apresentação do livro “Pessoa e Matrimónio: mistério, reflexão e vida”, publicado pela Livraria Editora Vaticana (LEV) da autoria do advogado Jorge Ernesto Villa Avila e do padre Rami Al Kabalan e, na ocasião, o cardeal reafirmou a constante atenção da Igreja ao matrimónio e à família. O purpurado que apresentou uma comunicação sobre “A família na vida e no Direito da Igreja” evidenciou como o direito eclesiástico se tenha ocupado até agora principalmente sobre o matrimónio mas pouco sobre a família. Aos microfones da Rádio Vaticano o Cardeal Baldisseri concretizou estas suas afirmações:

“Acentuou-se muito no passado o papel do matrimónio que é fundamental, é a célula fundamental da sociedade, é o que constitui a família. Mas o acento agora, queremos colocá-lo sobre a família. A família não é somente o casal. O matrimónio são duas pessoas que se unem, têm um projeto, o de formar uma família. Mas depois a família constitui-se sobretudo com a vinda dos filhos. E então a família torna-se uma realidade muito mais ampla, portanto, também no campo do direito existe a necessidade de dar um passo mais. Falou-se muito do bonum coniugum, isto é, o bem dos cônjuges e nós queremos acentuar o bonum familiae”.

O Cardeal Baldisseri esclareceu também a que ponto estamos do caminho em direção ao próximo Sínodo:

“Estamos no momento inter-sinodal, entre uma primeira assembleia celebrada e a outra assembleia do mês de outubro de 2015, o momento de reflexão sobre tantos pontos, mas especialmente sobre aqueles mais sensíveis que apareceram na Relatio Synodi. Por isso estamos muito interessados em poder estudar, aprofundar, ter, depois, também elementos de resposta aos temas e aos problemas”.

“O questionário, de facto, foi enviado. Existe já um documento de base que é o da Relatio Synodi da última assembleia e sobre este texto pedimos ainda, com perguntas, a reação por parte das Conferências Episcopais, do povo de Deus no mundo, que nos possam oferecer algum elemento mais. É antes de mais uma reflexão: ver o que eles propõe hoje, as pessoas, os componentes de toda a Igreja, que coisa podem oferecer para que os sinodais possam ter elementos maiores para encontrar linhas pastorais adequadas”. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário