04 fevereiro, 2015

Apelo do Papa para a Ucrânia: cessar a horrível violência fratricida

 

(RV) “Mais uma vez, o meu pensamento vai ao amado povo ucraniano. Infelizmente, a situação está piorando e se agrava a contraposição entre as partes. Rezemos antes de tudo pelas vítimas, entre as quais inúmeros civis, e pelas suas famílias, e peçamos ao Senhor que cesse quanto antes esta horrível violência fratricida. Renovo o forte apelo para que se faça todo esforço – inclusive ao nível internacional – pela retomada do diálogo, único caminho possível para restabelecer a paz e a concórdia naquela martirizada terra.”

 “Quando ouço as palavras vitória e derrota, sinto uma grande dor e uma grande tristeza. Não são as palavras justas. A única palavra justa é paz. É uma guerra entre cristãos, todos com o mesmo baptismo. Pensem neste escândalo. E rezemos, porque a oração é o nosso protesto diante de Deus”, prosseguiu o Papa Francisco.

A ONU classificou nesta terça-feira (03/02) como “catastrófica” a recente escalada de violência no leste da Ucrânia. Nas últimas horas, pelo menos 16 civis foram mortos e dezenas de outros ficaram feridos. Segundo fontes do governo e representantes dos rebeldes, as mortes foram registradas em localidades próximas às regiões de Donetsk e Luhansk.

Nas últimas semanas, as mortes de civis aumentaram significativamente com o recrudescimento da ofensiva rebelde. Segundo o jordaniano Ra'ad Al Hussein, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, houve uma "clara violação da lei humanitária internacional que rege a condução de conflitos armados".

Segundo a ONU, mais de 5 mil pessoas já morreram e outras 12 mil ficaram feridas em razão dos confrontos armados no país. (BS/BF)

Sem comentários:

Enviar um comentário