13 janeiro, 2015

Encontro inter-religioso – Papa pediu respeito pelas crenças e a denúncia das violências


(RV) No dia 13 de janeiro no final da tarde em Colombo, capital do Sri Lanka, o Papa Francisco participou num encontro inter-religioso no Centro de Congressos de Colombo. Participaram também neste encontro representantes das religiões budista, hindu e muçulmana. Presente também um bispo anglicano.

O Santo Padre no seu discurso fez um apelo à condenação do fundamentalismo:

“A bem da paz, não se deve permitir que se abuse das crenças para a causa da violência ou da guerra. Devemos ser claros e inequívocos ao desafiar as nossas comunidades a viverem plenamente os princípios da paz e da coexistência, que se encontram em cada religião, e denunciar atos de violência sempre que são cometidos”.

O Papa Francisco recordou os anos da guerra civil no Sri Lanka para afirmar que o país precisa agora de “cura e unidade, e não de mais conflitos nem divisões”.

“Espero que a cooperação inter-religiosa e ecuménica prove que os homens e as mulheres não têm de esquecer a própria identidade, tanto étnica como religiosa, para viverem em harmonia com os seus irmãos e irmãs”.

O Papa Francisco recordou ser esta Visita muito especial por estar com a comunidade católica mas também com todos os homens e mulheres das outras religiões:

“É uma graça especial para mim poder visitar a comunidade católica daqui, confirmá-la na fé em Cristo, rezar com ela e partilhar as suas alegrias e sofrimentos. De igual modo é uma graça também poder estar com todos vós, homens e mulheres destas grandes tradições religiosas, que partilhais connosco um desejo de sabedoria, verdade e santidade”.
Recordemos que o Sri Lanka é um país de religião budista na maioria dos seus habitantes sendo que as religiões hindu, muçulmana e cristã se encontram em evidente minoria.
No final do seu discurso o Santo Padre formulou o desejo de que este encontro confirme em todos os esforços para viverem em harmonia e espelharem as bênçãos da paz.
(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário