09 dezembro, 2014

Publicados os lineamenta acerca do próximo Sínodo sobre a família



(RV) A Igreja está a caminho em direcção a essa Assembleia Geral que será realizado de 4 a 25 de Outubro de 2015. O tempo que intercorre entre este próximo Sínodo e o deste ano sempre sobre a família é de reflexão e aprofundamento. Para este fim, a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos enviou às Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igreja Orientais Católicas, à União dos Superiores Religiosos e os Dicastérios da Cúria Romana um documento para aprofundar os temas evidenciados no Relatório do Sínodo precedente e que, de facto, constitui os Linemaneta.

Os acima mencionados organismos eclesiais que nos próximos dias receberão os Lineamenta traduzidos nas respectivas línguas de uso comum, poderão escolher as modalidades mais adequadas para a recepção e o aprofundamento do Relatório Sinodal, envolvendo as diversas componentes das Igrejas particulares e instituições academicas, organizações, agregações laicais e outras instâncias eclesiais, a fim de promover uma ampla consulta sobre a família, segundo as orientações e o espírito do processo sinodal - lê-se  num comunicado da Secretaria do Sínodo.

Os resultados desta consulta deverão ser enviados à Secretaria do Sínodo até 15 de Abril do próximo ano, por forma a poderem ser estudados e tidos em conta na preparação do Instrumentum Laboris que deverá ser publicado antes do Verão.

As conferencias Episcopais e as diversas instâncias eclesiais são convidadas a acompanhar o caminho sinodal com oportunos momentos de oração e celebrações para a família e para a preparação da próxima Assembleia Sinodal. Isto deverá acontecer de modo particular por ocasião da próxima festa litúrgica da Sagrada Família, a 28 de Dezembro. Além disso, recomenda-se o frequente uso da oração do Papa para o Sínodo sobre a família. O texto pode-ser ser encontrado no seguinte endereço:

http://w2.vatican.va/content/francesco/it)

(DA)

Sem comentários:

Enviar um comentário