13 dezembro, 2014

COP20 – Papa: resta pouco tempo para medidas adequadas



(RV) O Papa Francisco enviou uma mensagem à 20.ª Conferência sobre o Clima (COP20), que termina hoje, dia 12, em Lima no Peru, advertindo os líderes mundiais de que o tempo para enfrentar as mudanças climáticas está-se a “esgotar”

O Papa Francisco enviou uma mensagem à 20.ª Conferência sobre o Clima (COP20), que termina hoje, dia 12, em Lima no Peru, advertindo os líderes mundiais que o tempo para enfrentar as mudanças climáticas está a “esgotar-se”.

Num texto endereçado ao Ministro do Ambiente do Peru, Manuel Pulga Vidal, presidente desta conferência da ONU, o Papa Francisco afirma que “as consequências das alterações climáticas, que já se sentem de forma dramática em muitos países, sobretudo nos Estados insulares do Pacífico, lembram-nos da gravidade da incúria e da inação: o tempo para encontrar soluções globais está a esgotar-se” – declara o Santo Padre.

A cimeira COP 20 sobre alterações climáticas tem como objetivo abrir caminho a um acordo global para a redução de emissões de CO2. “Apenas podemos encontrar soluções adequadas se atuarmos juntos e de forma harmónica – escreve o Santo Padre.

O Papa Francisco na sua mensagem recorda aos líderes mundiais que as suas decisões vão afetar “toda a humanidade, em particular os mais pobres, e as gerações futuras”. “Trata-se de uma grave responsabilidade ética e moral” – adverte o Santo Padre.

A mensagem pede uma “luta eficaz” contra o aquecimento global através de uma resposta que “supere interesses e comportamentos particulares”, decorrendo sem “pressões políticas e económicas”.

O Papa Francisco afirma que a resposta coletiva deve ser também “capaz de superar atitudes de desconfiança e de promover uma cultura da solidariedade, do encontro e do diálogo”.

Recordemos que a redução de emissões de CO2 vai estar em grande destaque na Conferência de Paris que se realizará em 2015. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário