27 novembro, 2014

Papa: A Igreja mude de mentalidade pastoral e passe do esperar ao procurar



(RV) ma Igreja em saída, samaritana, para encontrar Deus que habita na cidade e nos pobres. Este o fulcro das palavras dirigidas pelo Papa Francisco aos 25 cardeais e bispos que participaram na segunda fase do Congresso internacional da pastoral nas grandes cidades, realizado nos dias passados em Barcelona e que teve a sua conclusão na Basílica da Sagrada Família, obra do grande arquitecto António Gaudí.
O Congresso foi dividido em duas partes, uma realizada de 22 a 24 de Maio e em que tomaram parte peritos em sociologia, pastoral e teologia e outra nos dias 24 e 25 do corrente mês em que participou um importante número de cardeais e arcebispos provenientes de grandes cidades dos cinco continentes e que foram recebidos esta quinta-feira em audiência pelo Papa.
O Papa Francisco já tinha enviado uma mensagem aos congressistas através do arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluis Martinez Sistach, pondo em evidência a sua experiência como “pastor na populosa e multicultural cidade de Buenes Aires” e os encontros tidos nos anos passados com os bispos da Argentina. A mensagem reflecte também a sua Exortação “Evangeli Gaudium”.
E ao receber hoje os acima referidos cardeais e arcebispos, o Papa Francisco solicitou uma mudança da mentalidade pastoral a fim de “aumentar a nossa capacidade de dialogar com as diversas culturas”, “valorizar” a religiosidade dos povos, partilhando pão e Evangelho com os mais pobres. Traçando um quadro dos aglomerados urbanos de hoje, o Papa mostrou como é necessário “reposicionar os nossos pensamentos e as nossas atitudes por forma a não “permanecer desorientados”, confundindo também “o povo de Deus”. A proposta do Papa é, portanto, a de “uma verdadeira transformação eclesial em chave missionária:
“Uma mudança de mentalidade: do receber ao sair, do esperar que venham ter connosco ao ir procurá-los. Para mim esta é a chave! Sair para encontrar Deus que habita na cidade e nos pobres. Sair para se encontrar com eles, para ouvir, abençoar, para caminhar com as gentes. E facilitar o encontro com o Senhor. Tornar acessível o sacramento do Baptismo. Igrejas abertas. Secretarias com horários para pessoas que trabalham. Catequeses que se adaptam, no conteúdo e nos horários, às cidades”.
A Igreja – recordou o Papa – Tem “uma prática pastoral secular” em que “era a única referente da cultura” e “sentiu, portanto, a responsabilidade de delinear, e de impôr, não só as formas culturais, mas também valores”. Mas o Papa fez notar que já não estamos nessa época:
Já passou. Já não estamos na cristandade. Hoje já não somos os únicos que produzem cultura, nem os primeiros, nem os mais ouvidos. Temos, portanto, necessidade de uma mudança de mentalidade  pastoral, mas não de uma “pastoral relativista” que querendo estar na “cozinha cultural” perde o horizonte evangélico, deixando o homem confiado a si mesmo e emancipado da mão de Deus
Com este comportamento, não se teria “verdadeiro interesse pelo homem”; esconder-se-lhe-ia “Jesus e a verdade sobre o próprio homem”:
É necessário ter a coragem de fazer uma pastoral evangelizadora audaz e sem temor, porque o homem, a mulher, a família e os vários grupos que habitam a cidade esperam de nós (e têm necessidade dela para a sua vida), a Boa Nova que é Jesus e o seu Evangelho. Muitas vezes oiço dizer que se tem vergonha de expor-se. Devemos trabalhar no sentido de não ter vergonha ou recuo no anunciar Jesus.”
Um diálogo pastoral sem relativismo, explicou o Papa, é aquele que não negocia a própria identidade cristã, mas que deseja chegar ao coração do outro, dos outros diferentes de nós e ali semear o Evangelho”. Sem recusar, portanto, “o contributo das diversas ciências para conhecer o fenómeno urbano”, é preciso descobrir “o fundamento das culturas, sedentas de Deus, na sua profundidade”, conhecendo “os imigrados e as cidades invisíveis, isto é os grupos e os territórios humanos que se identificam nos seus símbolos, linguagens, ritos e formas para contar a vida”. Por outro lado, recordou o Papa, “Deus habita na cidade”: é preciso ir procurá-lo e parar “lá onde Ele está a agir”. O convite é, portanto, no sentido de  “descobrir, na religiosidade dos nossos povos, o autentico substrato religioso, que em muitos casos é cristão e católico”
“Ir para ali, para o núcleo. Não podemos ignorar, nem desprezar tais experiências de Deus que, embora sendo, por vezes, dispersas ou misturadas, pedem para ser descobertas e não construídas. Ali estão as sementes do Verbo semeadas pelo Espírito Santo” .
Mesmo nas expressões de “religiosidade natural” é, portanto, possível começar “o diálogo evangelizador” tal como já aconteceu na Igreja que está na América Latina e nas Caraíbas, que, desde há alguns decénios “deu-se conta da força religiosa, que vem sobretudo das maiorias pobres”:
“Deus continua a falar-nos hoje, como sempre fez, através dos pobres, do “resto”. De forma geral, as grandes cidades são hoje habitadas por numerosos migrantes e pobres, que provêm das zonas rurais, ou doutros continentes, com outras culturas”.
O Papa, que os vê também em Roma, define-os “peregrinos da vida” à procura da salvação, que têm muitas vezes a capacidade de andar para a frente obtendo força apenas da “experiencia simples e profunda da fé em Deus”. O desafio, na óptica do Papa Francisco é duplo:
“Ser acolhedores em relação a pobres e migrantes – de forma geral a cidade não o é, afasta – e valorizar a sua fé. É muito provável que esta fé esteja misturada com elementos do pensamento mágico e imanente, mas devemos procurá-la, valorizá-la, interpretá-la e, seguramente, evangelizá-la também. Mas não tenho dúvidas de que na fé destes homens e mulheres há um potêncial enorme para a evangelização das áreas urbanas”.
A realidade da cidade de que não se pode, portanto, prescindir, é a dos pobres, dos excluídos, dos descartados:
A Igreja não pode ignorar o seu grito, nem entrar no jogo dos sistemas injustos, mesquinhos e interessados que procuram torná-los invisíveis. Tantos pobres, vítimas de antigas e novas pobrezas. Há novas pobrezas! Pobrezas estruturais e endémicas que estão a excluir gerações de famílias. Pobrezas económicas, sociais, morais e espirituais. Pobrezas que marginalizam e descartam pessoas, filhos de Deus. Na cidade, o futuro dos pobres é mais pobre”.
O convite do Papa Francisco – inspirando-se nos ensinos de Bento XVI – é a de “aprender a suscitar a fé”, através da catequese e não só, voltando a suscitar “a curiosidade e o interesse por Jesus Cristo”, mediante uma Igreja samaritana: na pastoral urbana, a qualidade será dada pela capacidade de testemunho que saberá dar, juntamente com cada cristão:
Com o testemunho podemos incidir nos núcleos mais profundos, lá onde nasce a cultura. Através do testemunho, a Igreja semeia o grão de mostarda, mas fá-lo no próprio coração das culturas que se estão a gerar nas cidades
Um testemunho concreto de misericórdia e ternura “que procura estar presente nas periferias existenciais e pobres”, poderá ajudar os cristãos no “construir uma cidade na justiça, na tolerância, e na paz”: para além de ser através duma colaboração com “irmãos de outras Igrejas e comunidades eclesiais” e da pastoral ecuménica caritativa, isto será também mediante o empenho das Caritas e de outras organizações sociais da Igreja, dos mesmos pobres e dos leigos.
“Também a liberdade do leigo. Porque o que nos torna prisioneiros, que não faz abrir as portas de par em par, é uma “a doença do clericalismo”.
(DA con GA)

Sem comentários:

Enviar um comentário