10 novembro, 2014

Não dar escândalo, perdoar sempre e ter fé – o Papa em Santa Marta

 
(RV) Não dar escândalo, perdoar sempre e ter fé – esta a mensagem principal do Papa Francisco na manhã de dia 10 de novembro em Santa Marta. Partindo da Leitura do Evangelho de S. Lucas o Santo Padre desenvolveu a sua homilia nomeando três palavras claras: escândalo, perdão e fé. Iniciou, desde logo, pela primeira palavra: escândalo.
Mas quantas vezes ouvimos: ‘Mas eu não vou à Igreja porque é melhor ser honesto em casa e não andar como aquele ou aquela que vão à Igreja e depois fazem isto e isto...’. O escândalo destroi a fé! E por isso Jesus é tão forte: Estai atentos! E isto vai-nos fazer bem hoje repetir: ‘Estai atentos a vós mesmos! Todos nós somos capazes de escandalizar.”
Segunda palavra da homilia: perdoar. Segundo o Papa Francisco “um cristão que não é capaz de perdoar escandaliza: não é cristão”:
Devemos perdoar porque fomos perdoados. E isto está no Pai Nosso: Jesus ensinou-o. E isto não se percebe na lógica humana. A lógica humana leva-nos a não perdoar, à vingança; leva-te ao ódio, à divisão. Quantas famílias divididas por não se perdoarem! Filhos afastados dos pais, marido e mulher afastados... (...) Esta é a segunda palavra perdão.”
Terceira e última palavra da homilia do Papa Francisco: a fé. A fé no Pai Misericordioso, no Filho que deu a vida por nós, no Espírito que está dentro de nós e nos ajuda a crescer, a fé na Igreja e no Povo de Deus. O dom da fé – concluiu o Papa Francisco:
E isto é um dom, a fé é um presente. Ninguém com os livros, indo a conferências, pode ter fé. A fé é um presente de Deus e por isto os apóstolos pediram a Jesus: ‘Aumenta a nossa fé’.” (RS)


Sem comentários:

Enviar um comentário