29 novembro, 2014

Irmãos na esperança, para caminhar juntos: Papa na oração ecuménica



(RV) Após a Missa, o Papa para a sede do Patriarcado de Constantinopla, para participar na Oração de vésperas da festa de Santo André com o patriarca Bartolomeu.
Através das palavras do profeta Zacarias – comentou o Papa numa breve intervenção - o Senhor mostra-nos  “o fundamento que está na base da nossa tensão entre um hoje e um amanhã, a rocha firme sobre a qual podemos mover juntos os nossos passos com alegria e esperança; este alicerce rochoso é a promessa do Senhor: «Eis que eu salvo o meu povo do Oriente e do Ocidente (...) na fidelidade e justiça».
Dirigindo-se ao “venerado e querido Irmão Bartolomeu”, Papa Francisco agradeceu-o pelo seu acolhimento fraterno, observando:

Sinto que a nossa alegria é maior porque a fonte está mais além, não está em nós, não está no nosso compromisso e nos nossos esforços – que também existem, como de dever –, mas está na comum entrega à fidelidade de Deus, que lança as bases para a reconstrução do seu templo que é a Igreja (cf. Zc 8, 9).

«Está aqui a semente da paz» (Zc 8, 12); está aqui a semente da alegria. Aquela paz e aquela alegria que o mundo não pode dar, mas que o Senhor Jesus prometeu aos seus discípulos e lha deu como Ressuscitado, no poder do Espírito Santo.

“André e Pedro – prosseguiu ainda o Papa - ouviram esta promessa, receberam este dom.”
(André e Pedro) eram irmãos de sangue, mas o encontro com Cristo transformou-os em irmãos na fé e na caridade. E nesta noite jubilosa, nesta oração de vigília, quero sobretudo dizer: irmãos na esperança.

Que grande graça, Santidade, poder ser irmãos na esperança do Senhor Ressuscitado! Que grande graça – e que grande responsabilidade – poder caminhar juntos nesta esperança, sustentados pela intercessão dos Santos irmãos Apóstolos André e Pedro!  E o Papa terminou pedindo ao Patriarca uma bênção para si e para a Igreja de Roma.

No final da celebração, o Patriarca Bartolomeu convidou o Papa a subir consigo ao segundo andar da residência patriarcal, para um colóquio privado.

Assim se concluiu esta segunda jornada da viagem do Papa na Turquia. Amanhã, domingo, 30 de novembro, festa de Santo André, Papa Francisco celebra privadamente, de manhã cedo, na representação pontifícia de Istambul, onde recebe o Grande rabino da Turquia, Isak Haleva.

Partirá então para a Igreja patriarcal de São Jorge, onde participa na Divina Liturgia celebrada pelo Patriarca Bartolomeu, no final da qual darão conjuntamente, da varanda da residência, a bênção ecuménica e assinarão uma Declaração conjunta, almoçando juntos.

Por volta das 4 da tarde, já na residência pontifícia de Istambul, o Papa acolherá uns 50 jovens do Oratório da Comunidade salesiana de Istambul, junto da catedral latina. Trata-se de jovens provenientes não só de várias partes da Turquia, mas também de refugiados vindos de diversos países do Médio Oriente e da África.

Imediatamente depois o Papa desloca-se para o aeroporto, estando a partida marcada para as 17 horas locais. A chegada a Roma está prevista para as 18.40.

Sem comentários:

Enviar um comentário