28 novembro, 2014

Card.Tauran em Teerão: chegou o tempo para desenvolver atitudes concretas



(RV) NA viagem do Papa Francisco à Turquia será uma oportunidade de diálogo entre cristãos e muçulmanos. Precisamente sobre este tema do diálogo inter-religioso decorreu em Teerão no Irão esta semana um encontro promovido pelo Centro para o Diálogo Inter-religioso (CID) da Organização da Cultura Islâmica e Relações Internacionais e pelo Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, subordinado ao tema: “cristãos e muçulmanos em diálogo construtivo para o bem da sociedade”.

Na abertura do encontro o Cardeal Jean Louis Tauran, Presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso declarou que “não podemos permanecer em silêncio ou indiferentes diante da extrema, desumana e multiforme violência sofrida pelos cristãos e yazidis” no Iraque.

O Cardeal Tauran afirmou ainda que muitas destas pessoas sujeitas a perseguições “preferiram a morte a renunciar à sua fé” e o sacrifício destes “verdadeiros mártires”, expulsos das suas casas muitas vezes só com a roupa do corpo, não deve ser esquecido.
No seu discurso o purpurado sublinhou ainda que “invocar a religião para justificar estes crimes é um crime contra a própria religião” e destacou que, após o sucesso dos diálogos, chegou o tempo para desenvolver atitudes concretas.

O Cardeal reconheceu, contudo, que os tempos são difíceis, todavia exortou aqueles que creem em Deus a serem profetas de esperança a partir de um comportamento coerente com a religião. “Se cristãos e muçulmanos foram capazes de trabalhar juntos no passado e dar origem a civilizações brilhantes, então o que foi feito ontem poderá ser repetido hoje, levando em consideração o decorrer da evolução das sociedades humanas” – concluiu o Cardeal Tauran.

Este encontro de Teerão abordou alguns sub-temas tais como: “Espiritualidade: a sua natureza, papel e significados da sua promoção” e “Os media: o seu papel na promoção de uma cultura de diálogo”.

Uma curiosidade: a Delegação Católica presidida pelo Cardeal Tauran era constituída por doze membros, entre os quais o colega do Programa Árabe da Rádio Vaticano Nagui Rizk.
A 10ª edição deste encontro inter-religioso está já marcada e terá lugar em Roma, em 2016, e será precedida por um encontro preparatório em 2015. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário