21 outubro, 2014

Consistório: cristãos fiquem no Médio Oriente – as declarações do Padre Lombardi

RealAudioMP3

(RV)
Nesta segunda-feira, dia 20, participaram no Consistório oitenta e seis cardeais e patriarcas. Durante o encontro foram feitas cerca de trinta comunicações. Os seis patriarcas das Igrejas do Médio Oriente presentes tomaram a palavra, bem como todos os chefes de dicastérios vaticanos mais diretamente envolvidos.
Em conferência de imprensa o Padre Lombardi informou que os patriarcas declaram a sua gratidão ao Papa pela sua solicitude, e que vivem este momento como um verdadeiro apoio e sinal de proximidade por parte do Santo Padre e do Colégio cardinalício à situação dos cristãos no Médio Oriente.
Foi manifestada preocupação também com os que emigram. A esse propósito, eis o que disse o Padre Lombardi:

"Insistiu-se muito, com veemência, sobre a importância que os cristãos permaneçam no Médio Oriente: eles têm um papel essencial tanto para a Igreja presente no mundo inteiro, a fim de que não perca a sua dimensão oriental, quanto também pelo papel que essas comunidades sempre tiveram como mediadoras de paz, mesmo sendo geralmente minorias nos seus países.” – afirmou o Padre Lombardi.

O Consistório evidenciou as boas relações com as outras confissões cristãs, em particular com os patriarcas ortodoxos da região. Os participantes discutiram também o papel desempenhado pela Santa Sé junto da comunidade internacional e a importância do diálogo cristão-islâmico.
Entretanto, foi revelada problemática em alguns países do Médio Oriente a falta de distinção entre Estado e religião. O Padre Lombardi destacou a necessária solidariedade da Igreja às comunidades cristãs locais, dizendo que:

"Com as peregrinações, com ajudas de caráter concreto, com a presença. Foi citado o exemplo das próximas reuniões das Conferências episcopais europeias em Jerusalém, no próximo ano... Portanto, todos sinais de presença que podem encorajar e fazer com que as comunidades cristãs do Médio Oriente não se sintam abandonadas." – concluiu o Padre Lombardi.

O Consistório dedicou-se também às duas próximas canonizações: a da Beata Maria Cristina da Imaculada Conceição, cuja data não foi ainda definida, e a do Beato José Vaz, apóstolo de Ceilão, atual Sri Lanka, que terá lugar, precisamente, durante a viagem apostólica do Papa Francisco ao Sri Lanka, em janeiro do próximo ano. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário